Publicado em: 14/09/18
Professor da UNIR Lança livro Pedagogia da Infância Indígena Guarani Ñandeva


O livro Pedagogia da Infância Indígena Guarani Ñandeva, de autoria do professor doutor João Carlos Gomes, docente do Departamento de Letras-Libras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) será lançado no dia 25 de setembro, às 20h, no auditório Paulo Freire, durante o IV Seminário de integração do curso de Letras-Libras.

A obra é um mergulho nas práticas pedagógicas da escola indígena que revelam o desenvolvimento da infância na educação escolarizada. Com uma narrativa poética, o autor revela novos olhares dos estudos culturais pós-críticos sobre a infância indígena. De forma didática, demostra que os processos de ensino e aprendizagem da escola indígena reconhecem que a autonomia pedagógica da criança indígena é construída no desenvolvimento das práticas culturais no contexto da comunidade.

Trata-se de um livro que tem por objetivo mobilizar educadores, professores, alunos e acadêmicos dos estudos culturais para a reflexão e a discussão das relações entre sociedade, cultura, educação e infância.  

O estudo é um esforço em compreender a diversidade cultural da infância no contexto dos Guarani Ñandeva do Estado do Mato Grosso Sul da Tekoha Porto Lindo. O propósito principal é construir subsídios teóricos e pedagógicos que ajudam a compreender a diversidade cultural da infância indígena para organização dos currículos e programas para a educação escolar indígena. Com base nos paradigmas da pedagogia cultural, revela que os diálogos interculturais da educação escolar indígena contribuem para a consolidação de projetos político-pedagógicos de escolas diferenciadas.

“As reflexões apresentadas configuram a necessidade de desconstruir as certezas imóveis para ressiginificar e recriar novos saberes que flexibilizam e ajudam a compreendermos que a escola não pode tudo, mas alguma coisa ainda é possível na construção dos diálogos interculturais”, observou o autor.

Breve currículo do autor: João Carlos Gomes é baiano de Serra Dourada na Bahia e pesquisador dos estudos culturais pós-críticos. É pós-doutor em educação pela Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul (UCDB), doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Diamantino (FID), jornalista, radialista, poeta da contemporaneidade e professor do Departamento de Letra Libras, Núcleo de Ciências Humanas, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

 



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/