Publicado em: 04/12/18
Formatura dos participantes do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena na Aldeia São Luís - Terra Indígena Rio Branco, é realizada pela UNIR


  




  No sábado, 1º de dezembro, ocorreu a solenidade de formatura dos participantes do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena, na Aldeia São Luís - Terra Indígena (TI) Rio Branco, em Rondônia.



    Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela equipe de docentes e servidores da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e pelos convidados dos concluintes durante o deslocamento até o local da solenidade, em razão das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, a formatura contou com a presença de lideranças locais, parentes e amigos dos participantes do curso.

    A cerimônia foi iniciada com dança tradicional dos povos da TI Rio Branco e, na sequência, foram apresentados relatos de experiência de cada participante do curso.  Momento muito especial no qual foram apresentadas para a comunidade os saberes alcançados ao longo do curso.

   Posteriormente, lideranças indígenas fizeram a entrega dos certificados aos participantes, que também foram agraciados com lembranças especiais e mudas de Ipê.



 



   O Programa de Formação em Governança Territorial Indígena: “Territórios ancestrais em um mundo de mudanças” aconteceu ao longo do período de março a dezembro de 2018. No decorrer desse período, foram realizados seis encontros presenciais na aldeia São Luís, todos com sete dias de duração, com a participação de 32 estudantes das aldeias São Luís, Barreiro de Arara, Nova Esperança, Bananeira, Boa Esperança, Samba, Mato Grosso, Bom Jesus II, Serrinha, Bom Jesus I e Paraiso na TI Rio Branco. Durante os encontros, dez grandes temas foram abordados por mediadores de diferentes instituições nacionais e locais, como Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Comissão Pró-Índio (CPI/Acre). Os grandes temas abordados ao longo do processo formativo foram Marco Legal/Direitos, Território e Globalização, Desenvolvimento e Bem viver, Governança Territorial e Comunal, Gênero e Geração, Planos de vida, Manejo Administrativo e financeiro, Economia indígena/Mercados, Políticas Públicas e Governança e Mudanças climáticas.



 



   O Programa de Formação em Governança Territorial Indígena foi desenvolvido a partir do esforço de uma grande equipe formada por indígenas, pesquisadores e indigenistas da UNIR, na proposta de consolidar um curso de formação com efetiva discussão territorial, nas suas inúmeras perspectivas, como governança cultural, governança econômica e governança política, com a finalidade de influenciar no bem-estar dos povos indígenas dentro dos seus territórios. Objetivo que só pode ser alcançado por meio de parcerias de extrema importância que foram estabelecidas com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR (PROCEA); com os Departamentos de Engenharia Florestal e História, do Campus de Rolim de Moura; Departamento de Educação Intercultural do Campus de Ji-Paraná, da Associação Indígena Doa Txató, Forest Trends e Ecoporé.


 




Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/