Monitoria Acadêmica

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 


UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UNIR
LEGISLAÇÃO: Resolução nº 129/CONSEA, de 13 de julho de 2006, Alterada pela Resolução nº 291/CONSEA, de 23 de outubro de 2012.

O Programa de Monitoria Acadêmica, caracterizado como um Programa de fomento a Educação, surge da necessidade e importância de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico do monitor, bem como, proporcionar uma possibilidade de nivelamento, uma vez que o monitor atende a demanda dos discentes matriculados em períodos anteriores.
No contexto educacional, a Monitoria tem como objetivo preparar o discente para a atividade docente, mesmo nos cursos com grau de bacharelado, e promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento, sob a orientação de um docente responsável pela disciplina na qual o discente for monitor, além de oportunizar subsídios teóricos que auxiliem na consolidação de uma atividade docente coerente a realidade atual, a partir do momento que se fomenta as trocas de conhecimento entre os Professores orientadores, os monitores e os discentes atendidos a partir das discussões, sob as mais variadas a influência teóricas e práticas fortalecendo o processo ensino-aprendizagem.Sua importância na Instituição esta evidenciada com a consolidação do referido Programa e pela busca constante dos departamentos e discentes da UNIR por monitores. Tem-se com isso a necessidade de manutenção, ampliação e renovação do Programa de Monitoria Acadêmica.

Os alunos interessados deverão fazer processo seletivo realizado pelos Departamentos conforme demanda.
REQUISITOS:
1. Disponibilidade orçamentária anual para o Programa de Monitoria e a PROGRAD informa o número de vagas por departamento.
2. A função do monitor será exercida por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, classificados em processo seletivo, realizado pelo Departamento de Ensino a que se vincule a disciplina ou disciplinas objeto da seleção.
3. O Programa de Monitoria da Universidade abrangerá dois tipos de monitores: o remunerado e o voluntário.
4. Ao monitor remunerado será concedida a bolsa mensal, cujo valor será igual ao valor pago pela Bolsa de Iniciação Científica do CNPQ, no ano de sua concessão.
5. As atividades do monitor não poderão coincidir com suas obrigações acadêmicas em função das disciplinas em que estiver matriculado ou com as obrigações de servidor-aluno.
6. Processo de seleção anual para Monitores realizados pelos Departamentos a partir do Edital Modelo formulado pela PROGRAD, conforme Resolução nº 129/CONSEA, de 13 de julho de 2006.
7. Homologação do resultado da Seleção de Monitores pelos departamentos e encaminhamento da documentação à PROGRAD: Ata de departamento aprovando a seleção e especificando os monitores voluntário e bolsistas; termos de compromisso; RG;CPF; Comprovante de residência, matrícula e histórico escolar; Registro do Monitor; Declaração de não acumulo de bolsa; declaração de disponibilidade; Plano de trabalho; dados bancários (para os bolsitas).
8. Homologação Geral da Seleção para Monitores pela Comissão de Monitoria/UNIR.
9. Após o início das atividades, o departamento deve enviar mensalmente a folha de frequência e relatório dos monitores, devidamente assinados.

PROCEDIMENTOS
1. O Departamento interessado publica Edital do Programa de Monitoria, realiza o processo seletivo e homologa o resultado.
2. O Departamento, após resultado dos selecionados, encaminha à Comissão de Monitoria/PROGRAD, cópia da Ata de aprovação, com listagem dos aprovados, especificando os monitores voluntário e bolsistas; termos de compromisso; RG; CPF; comprovante de residência, matrícula e histórico escolar; Registro do Monitor; Declaração de não acúmulo de bolsa; declaração de disponibilidade; Plano de trabalho; dados bancários (para os bolsistas);
3. Homologação Geral da Seleção pela Comissão de Monitoria/PROGRAD.
4. Início das atividades sempre no 1º dia do mês seguinte à homologação final do processo seletivo pela Comissão de Monitoria;
5. Professor Orientador e monitor assinam e entregam o registro de frequência e relatório de atividade mensal ao Departamento;
6. O Departamento encaminha a documentação, via memorando, à PROGRAD;
7. A PROGRAD encaminha relação dos monitores remunerados que entregaram a frequência até o 3º dia útil do mês seguinte às atividades desenvolvidas à PROPLAN para procedimentos quanto ao pagamento. No caso da monitoria voluntária, as frequências são arquivadas e, posteriormente, servirão para contabilizar horas para o certificado;
8. Ao término das atividades de Monitoria de cada ano, o Professor Orientador preenche uma avaliação do monitor e o relatório final que serão encaminhados via Departamento à PROGRAD;
9. A PROGRAD confecciona os certificados e disponibiliza aos monitores e orientadores.

Mais informações pelo e-mail monitoria@unir.br

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/