Projeto da UNIR transmite partidas de futebol


Publicado em: 29/05/2023 17:40:45

Grupo voluntários transmitiu a final do Campeonato Rondoniense pelo Canal da UNIR no YouTube


Fina BeraO projeto de extensão Deu Bera, vinculado ao curso de Jornalismo da UNIR no Campus de Porto Velho, realizou uma cobertura radiofônica do Campeonato Rondoniense. A cobertura envolveu a produção de podcasts sobre os clubes de futebol de Rondônia, um perfil no Instagram com notícias sobre futebol e transmissões de partidas de futebol.

Ao longo do Campeonato Rondoniense de Futebol foram produzidos podcasts sobre o Rondoniense Social Clube, o Ji-Paraná Futebol Clube e o Porto Velho Esporte Clube, alguns dos principais times da competição. Esses podcasts trazem os bastidores dos clubes, com entrevistas com jogadores, dirigentes e torcedores. Além disso, foi criado um Instagram, o @deu.bera, para atualizar o torcedor sobre as notícias do futebol rondoniense.

As transmissões de partidas iniciaram no jogo entre o Genus e Guaporé, realizada no dia 02 de abril. Os estudantes escolheram um jogo de baixa visibilidade, entre equipes que não vinham bem no campeonato. Com o sucesso da transmissão, a equipe decidiu avançar e transmitir a grande final do Campeonato Rondoniense, ocorrida no último domingo (21), entre Porto Velho e Ji-Paraná. A transmissão ocorreu na página do Youtube da Unir e contou com mais de 1,3 mil visualizações até o final da transmissão.

A equipe também transmitiu o jogo entre Real Ariquemes e Brasiliense, no  domingo, dia 28, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Transmissão da final - Ao todo, 12 estudantes estão envolvidos nesta produção radiofônica e todos eles entraram em campo. O professor Carlos Guerra fez a locução, mas as demais tarefas foram desempenhadas por estudantes do curso de jornalismo. Loide Gonçalves fez os comentários, enquanto Midian Mascarenhas e Davi Rodrigues fizeram as reportagens de campo, entrevistando os jogadores e membros da comissão técnica, antes, no intervalo e ao final do jogo. 

Davi Rodrigues, estudante do quarto período, era o único repórter de Porto Velho cobrindo o Porto Velho Esporte Clube no gramado, no jogo que garantiu o título para o time da capital e comemorou esse prestígio. “O futebol sempre foi meu esporte favorito. Jogar, torcer, assistir jogos sempre fez parte de minha vida. Agora, com o projeto Deu Bera, pude participar da transmissão de uma partida, o que me trouxe bastante satisfação em vivenciar, na beira do cam

Deu Bera 2

po, as emoções de um jogo de futebol. Espero que o projeto seja bastante duradouro  para que possamos  criar uma bela história na cobertura do futebol rondoniense”.

Com uma equipe grande, o Deu Bera pôde colocar em prática as diversas funções possíveis em uma partida de futebol. Juliana Garcez, por exemplo, ficou como plantonista, trazendo as estatísticas dos dois clubes durante a transmissão. Já Jorge Fernando realizou as reportagens com torcedores e afirma que realizou um sonho. “Participar da transmissão de uma partida de futebol foi uma realização para mim. Apaixonado por futebol, a experiência garantiu muito aprendizado, além de trazer o sentimento vibrante ao acompanhar de perto as torcidas dos clubes. Participar do Deu Bera é uma satisfação muito grande e creio que alcançaremos mais e mais conquistas em conjunto", comentou Jorge Fernando, aluno do curso de Jornalismo da UNIR.

A equipe ainda foi composta por Gian Vitor, na técnica e produção, enquanto Fabiany Araújo foi a fotógrafa. Fabiany ficou em contato constante com a equipe de Instagram, que, de casa, apoiou os trabalhos, fazendo atualizações. A equipe de redes sociais foi formada por Kyara Negretti, Júlia Cruz, Lara Lívia e Emily Bravo.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.