Publicado em: 15/05/17
Estudantes devem ficar atentos para prazo de inscrição no Enem 2017


Nota do Exame é o único critério de seleção para o Processo Seletivo Discente da UNIR



            As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vão até a próxima sexta-feira (19). Às 11h desta segunda-feira (15), uma semana após a abertura do sistema, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registrava 3.417.104 estudantes inscritos.



            As inscrições devem ser feitas no site www.enem.inep.gov.br. O Inep orienta que os participantes confiram os dados com atenção antes de finalizar a inscrição. Ao final de cada tela, é gerado um espelho para conferência de dados.



            É aconselhável, também, que os participantes reúnam todos os dados necessários antes de começar a inscrição. Caso a tela permaneça sem movimentação durante dois minutos, o sistema avisa que se tornará inativo em alguns segundos.

            O pagamento da taxa de inscrição de R$ 89 pode ser feito até o dia 24 de maio. 

Isenção

            Três grupos têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. O primeiro deles é o de estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública. Estes recebem a isenção automaticamente. O segundo se refere a membros de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica – de acordo com os termos do Decreto 6.135/2007 – e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar o Número de Identificação Social (NIS). Por fim, candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou em escola particular como bolsistas integrais, conforme a Lei nº 12.799/2013.

            A solicitação de isenção deve ser feita durante a inscrição, por meio da declaração de carência socioeconômica. O estudante saberá na mesma hora se o pedido foi aceito. Em caso negativo, o sistema vai gerar automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa. Aquele que tentar burlar as regras do exame pode ser eliminado a qualquer momento. O participante isento da taxa no Enem 2016 e que não compareceu à prova só terá direito à isenção no Enem 2017 se justificar o motivo da ausência no Sistema de Inscrição.

Mudanças

            Até o ano passado, não havia a verificação das informações prestadas, o que permitia que pessoas que não se enquadravam no perfil acabassem se beneficiando com a isenção da taxa. Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou que, em média, 50% dos estudantes que solicitavam o benefício não compareciam às provas do Enem.

            “O sistema está preparado para qualquer tentativa de fraude. Temos, sim, uma preocupação com o uso do recurso público, mas também de aperfeiçoar o sistema e implementar uma cultura mais ética no processo”, destacou a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos.

            Apenas em 2016, foram 42,1% de abstenções entre os que solicitaram a isenção. Já entre os estudantes que concluíram o ensino médio e tiveram abstenção automática, o percentual cai para 23,8%. O prejuízo aos cofres públicos foi calculado em R$ 226,17 milhões somente no ano passado.

            Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o CPF e a data de nascimento. As informações serão cruzadas com o banco de dados da Receita Federal. Por isso, dados como nome do participante e da mãe, além da data de nascimento, não poderão ser alterados. Caso haja algum erro, é necessário procurar a Receita Federal para solicitar a correção. Nesse caso, a inscrição deverá ser concluída apenas após a retificação.

Oportunidades

            O Enem possibilita o acesso ao ensino superior através do Sisu, Prouni e Pronatec. Ele também garante o acesso ao financiamento de faculdades privadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

            Na UNIR, a nota do Enem é o único critério de seleção para participar do Processo Seletivo Discente (Vestibular). Isso significa que os candidatos que tiverem a intenção de disputar uma vaga para ingressar nos cursos de graduação da UNIR em 2018 devem, obrigatoriamente, prestar o Enem este ano.

            Demais questões relativas ao processo de inscrição podem ser resolvidas pela central de atendimento do Inep – 0800-616161 – ou no hotsite do Enem.

            O participante também pode baixar o aplicativo Enem para acompanhar o cronograma e receber alertas.

Fonte: Portal EBC e Portal do MEC



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/