Publicado em: 16/06/17
Professores da UNIR publicam o livro “GESTÃO DE CUSTOS: da Pesca Artesanal à Criação do Tambaqui em Rondônia”


            Dois professores do Campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicaram recentemente o livro GESTÃO DE CUSTOS: da Pesca Artesanal à Criação do Tambaqui em Rondônia. Os autores são os professores doutores Clodoaldo de Oliveira Freitas, docente do Departamento de Engenharia de Pesca e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências (GPBio), e Cleberson Eller Loose, docente do Departamento de Ciências Contábeis e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Contabilidade e Sustentabilidade de Cacoal (GEPSCAL).

            A obra explica como fazer uma boa gestão dos custos da produção da pesca e aquicultura, bem como o gerenciamento do setor. Houve uma preocupação, por parte dos autores, no sentido de apresentar resultados de forma clara e coesiva, iniciando pela pesca artesanal e chegando à criação de peixes em cativeiro, a chamada piscicultura. “Apesar dos avanços na pesca e piscicultura já conquistados no Estado de Rondônia, é possível evoluir, ser melhor e qualificar as atividades produtivas. Portanto, essa leitura é uma oportunidade de conhecer essas experiências”, afirmou Clodoaldo Freitas.

            O livro está dividido em duas partes, sendo parte I – Gestão de Custos na Pesca Artesanal e a parte II, Gestão de Custos na Criação de Tambaqui.

   Na primeira parte o leitor encontrará um retrato dos pescadores artesanais associados à Colônia de Pimenteiras, assim como informações a respeito da gestão de custos dos setores de lanchonetes, restaurantes, pousadas, peixarias e distribuidores que adquirirem os pescados oriundos da pesca.  Há um capítulo dedicado a propostas para a gestão de controle de custos na cadeia produtiva da pesca artesanal do Vale do Guaporé, no intuito de possibilitar aos pescadores sustentabilidade ambiental, fortalecimento da cadeia produtiva, aumento do turismo, emprego e renda, fortalecimento da colônia e controle estatístico da produção. O trabalho também traz um relato da situação de "abandono" que os pescadores artesanais vivem, além de enfrentar conflitos socioambientais que atrapalham o rendimento do exercício da pesca artesanal.

            Já a parte II contextualiza e apresenta possibilidades de diagnóstico, planejamento, monitoramento e gerenciamento dos empreendimentos aquícolas, na perspectiva de calcular os custos de produção e o índice de lucratividade. Logo, nesta segunda seção, os autores buscaram identificar os custos de produção, as formas de controle de custos utilizados pelos piscicultores, apontaram locais e formas de comercialização e avaliação da rentabilidade da atividade referente ao ciclo de produção do tambaqui (Colossoma macropomum,Cuvier, 1818) em cativeiro no Território Central da Cidadania* do Estado de Rondônia.

            “O objetivo foi propor instrumentos de administração de custos a serem utilizados pelos piscicultores da região, uma vez que na conjuntura capitalista que o mundo globalizado está, a atividade de piscicultura exige o estabelecimento de processos de gestão, manejo da piscicultura, contabilidade e administração do empreendimento”, disse Clodoaldo Freitas.

   Para os interessados, a obra está disponível para aquisição com os autores, nos Campi de Presidente Médici e Cacoal.

* Território Central da Cidadania é uma divisão do Estado de Rondônia feita pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para implantação de políticas públicas para a agricultura familiar. Presidente Médici é um dos 13 municípios do território, que compreende também as cidades e espaços rurais dos municípios de: Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Urupá.

 



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/