Publicado em: 13/07/17
I Mostra de Encenações da UNIR acontece no próximo domingo, dia 16




            A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza no próximo domingo, 16, por meio do Departamento Acadêmico de Artes (DArtes), a I Mostra de Encenações da UNIR. O evento será realizado no Teatro Guaporé, em Porto Velho, das 18h às 21h.

            A Mostra é uma parceria artística entre o Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR) e a Fundação Palácio das Artes de Rondônia (FUNPAR). Trata-se de apresentações públicas das montagens de conclusão de duas disciplinas obrigatórias do Curso de Teatro: "Linguagem da Encenação Teatral" (2016/2) e "Fundamentos da Direção Teatral" (2017/1), ministradas pelo professor doutor Luciano Oliveira.

            O professor explica que na primeira disciplina os discentes começaram a desenvolver seus projetos práticos de encenação e, para o desenvolvimento estético-poético das propostas, foram estudados encenadores da tradição moderna europeia como, por exemplo, Vsevolod Meyerhold, da Rússia, e Antonin Artaud, da França. Este último encontra-se na transição da modernidade para a contemporaneidade teatral. Já na segunda disciplina, foram estudados encenadores contemporâneos como Tadeusz Kantor, da Polônia, Robert Wilson, dos Estados Unidos da América, e os encenadores brasileiros Gerald Thomas e Antônio Araújo.

            A Mostra de Encenações é a última prova prática dos cinco discentes envolvidos nas disciplinas e cada um deles dirigiu uma montagem que será apresentada na mostra, a saber:

1)    Moça do Interior, de Almício Fernandes (Com Cássia Fllor)

Sinopse – Conta a história de uma moça ingênua do interior, interpretada pela atriz Cássia Fllor, que foi abandonada pelo seu amado Jorginho. Após compreender o que se passava, ela se torna outra mulher.

2)    Negritude, de Agrael de Jesus (Com Amanara Brandão)

Sinopse – Neste trabalho, a encenadora denuncia o preconceito contra os negros, em especial contra as mulheres. Com interpretação da atriz Amanara Brandão, o trabalho busca valorizar as culturas e belezas afro-brasileiras.

3)    Pela Pele da Mulher, de Taiane Sales (Com Jaque Luquesi)

Sinopse – Uma performance que expõe dificuldades enfrentadas pelas mulheres diariamente e enaltece a resistência perante os paradigmas impostos ao gênero feminino. Utiliza-se da linguagem performática como meio de alerta, no intuito de conscientizar sobre a importância do enfrentamento perante o sistema patriarcal, difundido por atitudes e argumentos machistas. 

4)    A Velhinha que dava nome as coisas, de Vavá de Castro (Com Teo Nascimento)

Sinopse – Este espetáculo é uma releitura do texto homônimo de Cynthia Rylan. Trata-se da primeira direção de atores de Tia Vavá dos Bonecos. Contando com a experiência e a sensibilidade da atriz Teo Nascimento, a encenadora nos coloca frente à solidão de uma velhinha que dava nome a todos os objetos da sua casa, mas que não se atinha à ausência do próprio nome.

5)    Avenida Molier 1025, de Cássia Fllor (Com grande elenco da Cia de Artes Athos)

Sinopse – Neste trabalho, a jovem encenadora desabrocha para denunciar hipocrisias nas igrejas evangélicas. Utilizando-se de passagens bíblicas, Cássia conduz o grande elenco da Cia de Artes Athos, formado por jovens atores da Igreja do Porto, a refletir sobre seus papéis enquanto cristãos.

 



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/