Publicado em: 09/08/17
Programa de Extensão "Em defesa do Patrimônio Cultural Ribeirinho: educação, memória e cidadania" inicia sua terceira fase no Festejo Cultural de Nazaré


  O Programa de Extensão Em Defesa do Patrimônio Cultural dos Ribeirinhos: educação, memória e cidadania no Baixo Rio Madeira (PROEP) está em seu terceiro ano de realização, e é fruto do Programa Nacional de Extensão (PROEXT), edital 2014, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

   O PROEP visa, entre outras ações, revelar, discutir e fortalecer a complexidade cultural ribeirinha, garantindo autonomia para suas dinâmicas e processos. Pautado pela análise do contexto cultural e político da produção e reprodução do conhecimento, busca inserção na lógica que valoriza as epistemologias provenientes dos grupos e comunidades tradicionais.

   O Programa de Extensão se mantém ajustado no diálogo promovido a partir do respeito à produção cultural, às dinâmicas e às estratégias de sobrevivência diárias que alimentam o desejo de que a cultura ribeirinha saia da condição de subalternidade e escassez, pela qual é vista por muitos, e possa ser considerada e valorizada a partir de seus impactos em outras áreas sociais, por sua pluralidade, grandiosidade e sabedoria. Um dos objetivos do PROEP em sua nova fase é, por meio de uma cartografia social, dar continuidade à construção do inventário participativo cultural da comunidade de Nazaré, propondo em conjunto iniciativas educacionais e artísticas que possam provocar discussões e reflexões sociais, econômicas e culturais a partir do protagonismo local.

   O Programa também busca contribuir com a capacidade de transformação e resistência das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira frente aos desafios, destacando o importante papel de promover, no âmbito da Universidade, outras oportunidades para o “confronto comunicativo entre saberes”, no qual a hegemonia da produção de saberes das universidades possa ser desconstruída a partir de sua reconfiguração, proporcionando o diálogo e a valorização de formas alternativas de produção de conhecimentos sobre a realidade. Nada mais enriquecedor que observar a trajetória da velha guarda e o desenvolvimento do Festival Cultural como elementos fundamentais para traçar a vida cotidiana das comunidades. Muitos conhecimentos cruzam as memórias do local, produzindo uma forte teia de relações, produções simbólicas, negações, afirmações, vivências e encantamentos.



   Importante destacar que a trajetória do PROEP, na segunda fase de realização em 2016, sofreu um profundo impacto que enfraqueceu o desenvolvimento do Programa Nacional de Extensão com a interrupção do repasse de recursos. O planejamento e o cronograma de trabalho foram gravemente comprometidos e, neste caso, os maiores impactados foram os bolsistas que ficaram sem ter seus projetos renovados em 2016, o que causou prejuízo ao andamento das atividades, caracterizando a descontinuidade dos processos. Em junho, os repasses foram retomados, permitindo o retorno das atividades. No entanto, ainda hoje alguns bolsistas não receberam os pagamentos de suas bolsas referentes aos meses de dezembro que deveriam ter sido  depositados em janeiro de 2017.

   Com a regularização do repasse, foi possível dar sequência às ações planejadas com a realização da XVII Conferência Internacional do Movimento Internacional por uma Nova Museologia, primeira conferência internacional sediada em uma comunidade ribeirinha em Rondônia, a qual discutiu a memória e sua capacidade transformadora para a comunidade de Nazaré. A Conferência promoveu a realização intensa de oficinas, debates e atividades que envolveram as escolas e a comunidade.





   Após a finalização das etapas iniciais previstas dentro do PROEXT/MEC, a terceira etapa conta com apoio institucional da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC), da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e está sob a coordenação do professor doutor Luiz Fernando Novoa Garzon, do Departamento de Ciências Sociais. O grupo de docentes vem crescendo e, neste momento, fazem parte do Programa as professoras Márcia Machado de Lima e Maria Aparecida Figueiredo Louzada e o professor Josemir Almeida Barros, do Departamento de Ciências da Educação; o professor Edison do Carmo Arcanjo, do Departamento de Artes Visuais; o professor Humberto Alves Silva Júnior, do Departamento de Ciências Sociais;  e a professora Marcele Pereira, pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis. É importante destacar o empenho e a dedicação dos mais de 30 discentes, entre voluntários e bolsistas PROEXT, que já participaram e permanecem nesta construção.





    Para Jackeline de Fátima Nakatani, discente do Departamento de Arqueologia e bolsista atuante desde a primeira etapa, "o PROEP abriu portas para outro mundo que me fez ver e experimentar momentos maravilhosos de muita aprendizagem que vou levar para minha vida".



   Nos últimos dias 19 a 22 de julho de 2017, a equipe se deslocou para a Comunidade Ribeirinha de Nazaré para acompanhar a maior manifestação cultural do Baixo Madeira. Durante o Festival Cultural, foram feitas inúmeras entrevistas, visitas aos moradores, apresentação da proposta para a equipe do Programa, discussões, caminhadas e apoio aos organizadores do Festival, especialmente com a confecção da ornamentação da festa e figurinos, de forma bem tímida, pois a comunidade concentra todo o processo de criação e produção com muita dedicação e habilidade. Os bolsistas e professores puderam experimentar a movimentação e os detalhes da realização de uma grande celebração cultural comunitária.



  Segundo a professora Marcia, "a oportunidade de conviver com os saberes constituídos na comunidade, na relação da vida com as águas, ensinou muito a todos que participaram da montagem da Casa de Memória, das entrevistas com moradores antigos de Nazaré e no auxílio no preparo do festejo". Acrescentou: " O Boi Curumim de Nazaré é manifestação da força do saber tradicional ribeirinho, dentre outras manifestações das comunidades do Baixo Madeira. Emociona e ensina, muito". 



   Importante salientar que o PROEP é resultado de uma política pública nacional que  buscou fortalecer práticas extensionistas, garantindo aos professores das universidades federais condições de fazer cumprir um dos pilares principais do ensino superior: a extensão, visando contribuir para o estreitamento da universidade com os compromissos sociais do País.





   Segundo a pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, professora Marcele Pereira, o PROEP representa a oportunidade de cumprir um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional, especialmente os apresentados no objetivo 7.17 "Implementar ações de valorização da memória e do patrimônio cultural e ambiental da Amazônia". Ao fortalecer as populações  tradicionais, busca-se com ações dessa natureza dar ênfase  ao desenvolvimento de um programa que garanta destaque às resistências, garantindo oportunidades de crescimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade, em ampla atitude de integração, troca e disseminação de conhecimentos. 



   Para os interessados em conhecer um pouco mais das ações do Programa, entrar contato pelo e-mail: proep.unir@gmail.com.

 





    





 





 



 





































 























 



 



 



 



 























 



 













 



 







 











 



Fonte: UNIR

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