Publicado em: 13/09/17
Justiça nega inscrição para diretor do Núcleo de Tecnologia sem certidões do TCU e da Receita


A Justiça Federal, por meio da juíza Laís Durval Leite, negou o pedido formulado por um pretendente à inscrição no pleito para diretor do Núcleo de Tecnologia (NT) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que não apresentara, à época da inscrição e conforme os prazos estabelecidos no edital, as certidões negativas do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Receita Federal. A magistrada entendeu que as argumentações de que ambos os sistemas on-line de emissão de certidão haviam estado fora do ar não era convincente, visto que outros candidatos obtiveram suas certidões.



Em sua decisão, a juíza afirmou, ainda, que tanto o TCU como a Receita ofereceram opções: o TCU recomendou que o requerente se dirigisse ao Centro de Atendimento Virtual e a Receita apontou que deveria ser solicitada informação junto à Ouvidoria. A decisão judicial se fundamentou basicamente no princípio da vinculação ao instrumento convocatório, ou seja: vale o que está escrito no edital. Afirmou a magistrada na sentença que “o edital faz lei entre as partes e obriga tanto a Administração como os candidatos à sua estrita observância”. Com base no pronunciamento da Justiça, que pode ser acessado por meio do arquivo abaixo, o presidente da Comissão Eleitoral do NT emitiu comunicado à comunidade acadêmica, anunciando que não há mais qualquer entrave judicial ao andamento do processo de consulta.



 




 



Comunicado à Comunidade Acadêmica



 



Prezados, como Presidente da Comissão Eleitoral da Consulta do NT de 2017, venho fazer meu último comunicado em relação ao nosso pleito. O mandado de segurança impetrado com o processo nº 1000503-62.2017.4.014100 da 2ª Vara Federal Cível da SJRO, pleiteando garantir o direito do candidato que teve a sua inscrição indeferida pela comissão por não apresentar os documentos necessários para a inscrição, já foi julgado.



A decisão da justiça baseada nas provas apresentadas pela Comissão Eleitoral, considerou que a mesma agiu de forma adequada a garantir o edital e tão somente a ele, baseando-se na impessoalidade e transparência como deve ser o ente público em sua essência. Dessa forma nossa consulta não tem mais a perspectiva de nenhum entrave judicial e está pronta para ser ratificada no CONSUN como é tradição de toda consulta da comunidade acadêmica na UNIR, respeitando a democracia.



Esperamos que essa decisão mostre que o edital tem a sua relevância e deve ser respeitado, assim, todo indivíduo tem direito de buscar a justiça, porém, deve existir materialidade, deve ser feita coerentemente e quando realmente houver a necessidade desse meio. A justiça e os órgãos públicos não podem ser usados de forma inadequada, pois assim  prejuízos seriam acarretados a toda sociedade.



Agradecemos aos participantes da Comissão Eleitoral, que sempre agiram de forma ética e baseados nos princípios da Lei 8112, garantindo de forma equânime os artigos do edital para todos.



 



Me. Walace Soares de Oliveira



Presidente da Comissão Eleitoral




Fonte: UNIR

Arquivos
Clique no link para fazer o download
    Mandado de Segurança - Parte 1

    Mandado de Segurança - Parte 2

    Mandado de Segurança - Parte 3

    Mandado de Segurança - Parte 4

    Mandado de Segurança - Parte 5

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/