Publicado em: 10/10/17
Departamento de Artes Visuais promove mostra de vídeos do projeto Rotação de culturas


            O Departamento de Artes Visuais (DAV) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza amanhã, dia 11 de outubro, das 15h às 18h, o encerramento do projeto Rotação de Culturas com a realização da Mostra de vídeos Rotação de Culturas e da roda de conversa com o curador e realizador Joesér Alvarez. As exibições acontecerão no Auditório da UAB, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.

            O evento é uma realização do Programa de Extensão Galeria de Arte Unir (GAU) e tem como objetivo levar à comunidade acadêmica da UNIR e à comunidade externa experiências com a arte contemporânea, sobretudo as desenvolvidas no Estado de Rondônia e na região Norte do País. Nesta etapa do programa, o foco especial são as realizações em audiovisual.

            A mostra de vídeos do projeto “Rotação de Culturas” foi exibida ao público entre os dias 18 de julho e 29 de setembro, na Sala de Audiovisual da Galeria de Arte Unir, na UNIR-Centro, em sua integralidade. Nesse período, foram exibidas produções de um ou dois Estados das regiões Norte e Sul do Brasil. Na mostra do dia 11 de outubro, será exibida uma seleção de três filmes de realizadores do Estado de Rondônia.

Sinopse dos filmes

ÂNGULO, de Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos. Porto Velho-RO, 1999 (12’02”). O filme mostra a dor, o sofrimento e a angústia do indivíduo contaminado pela malária. Os sintomas provocam acesso de febre intensa, tremores, delírios, alucinações e pesadelos. Quando não tratada, a malária conduz à perda da razão levando à morte. A linguagem verbal manifestada sob a forma de poesia e a estética corporal expressam as emoções, as sensações e os sentidos como objeto do que é subjetivo.

PAISAGEM OCRE, de Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos, 2007 (6’48”). Documentário sobre a metamorfose arquitetural da paisagem geográfica como consequência do impacto da ação do homem sobre o meio, através da exploração dos recursos do solo. Expõe uma situação dramática e polêmica da relação do homem na busca de sua própria sobrevivência versus natureza. Uma reflexão sobre o meio natural e os grupos humanos. A proposta de abordagem está calcada fundamentalmente na experimentação da linguagem não verbal utilizando a força da imagem como documento principal e testemunho da verdade. A palavra se manifesta através de frases extraídas dos depoimentos compondo texto/poema que reforçam o conjunto das intenções. A “voz” da terra se manifesta de forma poética.

INVENTÁRIO DAS SOMBRAS, de Joesér Alvarez. Porto Velho-RO, 2008. (12’58”). “Um registro documental e artístico do projeto de intervenção urbana que nasceu na periferia da Amazônia e ganhou o UNESCO Digital Arts Award 2007 – Licença Creative Commons 3.0.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Arquivos
Clique no link para fazer o download
    Cartaz

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/