Publicado em: 12/04/18
Pesquisa do GPEASS sobre algas é tema de reportagem da Rede Amazônica


    O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas (GPEASS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentro do projeto de avaliação do potencial de microalgas para remoção de nutrientes de efluente industrial visando à produção de lipídeos, foi tema de reportagem da Rede Amazônica de Televisão, veiculada nos dias 3 a 5 de abril, no programa Bom Dia Amazônia e em telejornais locais.





    A reportagem mostra atividades desenvolvidas no Laboratório de Limnologia e Microbiologia (LABLIM), do Departamento de Engenharia Ambiental, no campus de Ji-Paraná, pela professora doutora Elisabete L. Nascimento, líder do GPEASS e coordenadora do LABLIM, e as bolsistas de iniciação científica Amanda Neves e Daíse Lopes. O vídeo já se encontra disponível na página do grupo no Facebook. O projeto participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC) da UNIR, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq). 





    As atividades industriais ocasionam a geração de grandes volumes de efluentes. No abate de bovinos, cerca de 80 a 90 por cento da água consumida é descarregada como efluente líquido. A líder do GPEASS ressalta a importância que tem a remoção dos nutrientes das águas residuárias para a preservação da qualidade dos corpos receptores; e afirma que é de grande interesse a utilização de formas alternativas para o seu tratamento.



    A utilização de microalgas no tratamento de efluentes industriais tem sido apontada como uma solução viável tanto na esfera ambiental quanto econômica, pois elas assimilam os nutrientes incorporando-os à sua biomassa, sendo utilizada ainda como ração animal e para a extração de lipídios que podem ser destinados à produção de biocombustível. Nesse sentido pretende-se com o desenvolvimento deste projeto avaliar o potencial de remoção de nutrientes de efluentes de frigorifico por microalgas visando à produção de lipídios.



 

Página do GPEASS no Facebook:

WWW.facebook/gpeass/unir


 

Informações sobre projetos desenvolvidos pelo GPEASS:

WWW.gpeass.uir.br


 

Fonte: Prof.ª Dr.ª Elisabete L. Nascimento



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/