Publicado em: 06/10/18
5º momento do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena é desenvolvido com êxito e alcança suas metas


    De 1º a 6 de outubro foi desenvolvido o 5º momento presencial do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena (PFGTI - Rondônia-Brasil). O evento propiciou a troca de experiências entre os povos da Terra Indígena Rio Branco e os povos Huni Kui e Shanenawá, do Acre.

    O Programa de Formação em Governança Territorial Indígena está acontecendo na Terra Indígena Rio Branco, desde março de 2018, contando com a participação de 32 povos Makurap, Tupari, Aruá, Kampé, Djoromitxí, Kanoê, e tem como objetivo construir espaços de discussões sobre Governança Territorial Indígena. Apoiam o programa a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e dos Departamentos de Engenharia Florestal e História, do Campus de Rolim de Moura, e do Departamento Intercultural, do Campus de Ji-Paraná, a Associação Indígena Doa Txató, Forest Trends e Ecoporé.

    A 5ª etapa do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena aconteceu na Aldeia São Luis, na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta D’Oeste – Ro e os temas compartilhados perpaçam pela governança Comunal e Territorial e Mudanças Climáticas no Planeta Terra. A troca de experiências contou com a participação de Antonio Bane Huni Kui, da Terra Indígena Nova Olinda, e de Ismael Shanenawa, da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa, ambas localizadas no estado do Acre.

    Antonio e Ismael são Agentes Agroflorestais Indígenas, com formação na área a partir do curso da Comissão Pró-Índio, do Acre. O intercambio promoveu muitas trocas de conhecimento e informação em várias perspectivas, entre elas medicina tradicional, produção de arte ofício como, por exemplo, uma poltrona de Cipó, produzida durante a experiência, Sistemas Agroflorestais e Governança Territorial e Comunal.  

    O sexto e último momento presencial da formação em Governança Territorial Indígena já está programado para o período de 24 de novembro a 02 de dezembro de 2018.

 



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/