Publicado em: 30/11/18
UNIR aumenta investimento em acessibilidade com inauguração do prédio do curso de Libras


    A preocupação com acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Superdotação/Altas habilidades, tem sido um tema primordial para as universidades públicas em todo o país. Ampliando o montante de investimentos nessa área, com objetivo de tornar a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) cada vez mais acessível e inclusiva, a Administração Superior inaugurou na tarde de quinta-feira (29) o prédio do Departamento Acadêmico de Educação Bilíngue – Letras/Libras (DLibras), no campus de Porto Velho.

    Presidida pelo reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, a cerimônia de inauguração do Bloco de Educação Bilíngue foi prestigiada por muitos alunos e servidores da Universidade, incluindo a chefe do DLibras, professora Ariana Boaventura Pereira, os pró-reitores de Administração, Charles Dam Souza Silva; de Planejamento, Fabricio Donizeti Ribeiro; e de Pós-Graduação e Pesquisa, Leonardo de Azevedo Calderon; os diretores do Núcleo de Ciências Humanas, Julio Cesar Barrteto Rocha; Núcleo de Saúde, José Juliano Cedaro; da Biblioteca Central, Eliane Gemaque Gomes Barros; e da diretora administrativa do Campus de Porto Velho, Veronica Rocha Dias. Contou também com a presença dos vereadores Jurandir Bengala e Cristiane Lopes; além dos presidentes da Associação de Surdos de Porto Velho (ASPVH); Associação de Pais,Parentes, Amigos e Interpretes de Libras do Estado de Rondônia (APPIS); e Associação dos Surdos de Rondônia (ASRO).



    O prédio conta com oito salas destinadas à coordenação do curso, salas de aula, gabinete de professores, Laboratório Multimídia de Interpretação e Tradução e um auditório com capacidade para 100 pessoas.

    De acordo com o professor doutor João Carlos Gomes, a inauguração do prédio representa uma referência para a área de Libras, oportunizando maior visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, do município de Porto Velho e do Estado de Rondônia. Possibilitará também o desenvolvimento apropriado das atividades de interpretação, tradução, produção de material didático e produção de conteúdo audiovisual em Libras. “Trata-se de uma conquista de suma importância para a consolidação do Departamento de Libras que pretende ofertar, a partir de 2020, bacharelado em Línguas de Sinais e Pedagogia Surda, voltado para formação de professor para o ensino fundamental no contexto da educação básica”, afirmou o professor João Carlos, destacando ainda que o feito é resultado da organização da gestão administrativa e pedagógica do DLibras, com apoio da Reitoria e do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), junto ao Ministério da Educação.



Sobre o curso de Letras-Libras da UNIR

    O Departamento de Letras-Libras (DLibras) e a licenciatura em Letras-Libras foram criados com base na Lei 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626/2005, que garantiram o reconhecimento da Libras como a língua da comunidade surda brasileira, além de assegurar aos surdos o direito à uma educação bilíngue.

    A primeira oferta do curso na UNIR ocorreu no segundo semestre de 2015, em período noturno, com 30 vagas e ingresso por meio da nota do ENEM.

Atualmente, o curso possui 111 alunos matriculados, dos quais 18 são surdos e 93 ouvintes, e continua sendo ofertado no período noturno.





Investimento em acessibilidade na UNIR

    Nos termos da Lei nº 10.048 e do Decreto 5.626, a UNIR realiza atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos em todos os seus setores que prestam qualquer tipo de atendimento.

    De acordo com dados da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), no período de 2012 à 2017, a Universidade Federal de Rondônia investiu, em acessibilidade, cerca de R$ 13.350.000,00 (treze milhões, trezentos e cinquenta mil reais) em obras e serviços de engenharia, em todos os campi da instituição.

    Essas obras e serviços incluem prédios novos com projetos totalmente voltados para as normas de acessibilidade; instalação de plataforma elevatória e rampas acesso; regularização das calçadas; sinalização de pisos (piso tátil); adaptação de poltronas, salas, banheiros, auditórios e outras dependências; instalação de guarda-corpos e corrimãos.

Na atenção a esse público específico, a UNIR disponibiliza uma Bolsa Monitoria Especial que tem como finalidade possibilitar o acompanhamento a discentes com deficiência ou TGD, onde um bolsista monitor auxilia o aluno acompanhando-o em suas atividades acadêmicas. Nessa categoria há 47 bolsistas Monitores Especiais que auxiliam alunos com deficiência,

    Para atendimento dos alunos surdos, a UNIR conta também com 16 Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) e 17 bolsistas TILS. A UNIR conta, ainda, com nove docentes de Libras.

Com relação à área de ensino e pesquisa, são realizados regularmente cursos e ações de extensão para capacitação em Libras, voltados à comunidade acadêmica e comunidade em geral. A UNIR também promove anualmente o Seminário UNIR AZUL, voltado a debater questões relativas à comunidade surda.

    Já para atendimento aos alunos com deficiência visual, a Universidade adquiriu equipamentos que facilitam o ensino e a aprendizagem como, por exemplo, a impressora em Braile, regletes e punções (instrumentos para a escrita Braille). Há também um Notetaker, um Scanner com Voz e um software ampliador de tela, a fim de atender às necessidades da Instituição.





 


Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/