Publicado em: 05/12/18
NOTA DA PROPESQ - Às Coordenações de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu


Porto Velho, 04 de dezembro de 2018.


 


    Prezados Coordenadores, Docentes, Secretários e Discentes:

     A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa(PROPESQ) tem recebido um número considerável de denúncias de concessão irregular de benefícios em descumprimento dos requisitos definidos na Portaria 76/2010 da CAPES, que versa sobre o REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL - DS. Independente da natureza da infração, tais processos causam sério prejuízo aos discentes, ao programa e à Instituição, a qual pode ser punida com a disponibilização das cotas de bolsa utilizadas indevidamente.

     Cabe observar o disposto no Parágrafo Único do Art. 9º da portaria: "A inobservância pela Instituição de Ensino Superior (IES) dos requisitos deste artigo acarretará a imediata interrupção dos repasses e a restituição à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente" (grifo nosso).

    Assim, informamos que a PROPESQ deve atender aos critérios impostos pela Portaria 76/2010 da CAPES para a implementação de novas bolsas. Ademais, solicita a todos os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que verifiquem se as bolsas vigentes estão em consonância com a legislação em vigor. A PROPESQ, antes de implementar as bolsas, permanecerá realizando a análise documental para identificar possíveis elementos que possam configurar atribuição indevida de bolsa e retornará o processo aos programas para instrução e/ou complementação de documentos e, em último caso, até mesmo poderá solicitar a substituição do candidato indicado à bolsa.

    Por outro lado, os PPGs deverão orientar seu corpo discente e docente quanto à obrigatoriedade do atendimento às normas da CAPES e certificar-se de que os bolsistas atendem os requisitos para concessão de bolsas da Demanda Social. Neste contexto, pede-se aos PPGs que reavaliem os aspectos formais das bolsas vigentes para identificar se todos os contemplados atendem aos respectivos marcos legais.

    Pede-se especial atenção no que se refere à atuação profissional dos alunos, visto que os órgãos de controle têm a possibilidade de cruzar informações em vários sistemas de registro e identificar suas atuações profissionais. Nesse sentido, os programas devem proceder nova análise dos dados de todos os beneficiados nos processos anuais de renovação dos bolsistas vigentes, assim como encaminhar a PROPESQ o formulário de cadastramento do bolsista devidamente atualizado.

    A agência enfatiza que "a expressão vínculo empregatício deve ser entendida como qualquer atividade remunerada com exceção da alínea “a”, inciso XI do art. 9° da Portaria 76/2010-CAPES".

   Para melhor entendimento, recomendamos a leitura da Portaria Conjunta CAPES/CNPq 01/2010, a Nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício com esclarecimentos quanto a aplicação da referida Portaria Conjunta, e as orientações presentes no site da CAPES referente às Dúvidas Frequentes referentes a Bolsas de Estudo, ou consulta direta a CAPES pelo e-mail demandasocial@capes.gov.br. Adicionalmente, segue em anexo a resposta da CAPES referente à recente consulta realizada pela PROPESQ quanto ao conflito de interpretação entre os incisos “XI, alínea a” e o “inciso II” da Portaria 76/2010 da CAPES.

    Finalmente, é necessário informar de que a PROPESQ não consiste em instância recursal para o processo de cancelamento das bolsas, dado que a instauração do mesmo é de competência exclusiva da respectiva agência concessora do fomento (CAPES). Logo, não cabe a PROPESQ qualquer juízo de valor acerca do pedido, ainda que se entendam os argumentos apresentados. A PROPESQ não possui gerência sobre o que é determinado a CAPES pelos órgãos de controle, podendo implicar na perda da bolsa do programa e da instituição.

    A atenção de todos quanto a estes procedimentos é fundamental para que evitemos desgaste dos segmentos envolvidos em processos perante a agência e os órgãos de controle.

 

 

     Atenciosamente

 

 

 

 

 



_______________________________________________________

Leonardo de Azevedo Calderon

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Port. 284/2017/GR/UNIR



 



 



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Arquivos
Clique no link para fazer o download
    Comunicado sobre o acúmulo de bolsas

    Consulta Urgente Bolsa CAPES

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/