Publicado em: 23/03/20
Mensagem do Reitor sobre a pandemia do novo coronavírus


Na qualidade de dirigente máximo institucional dirijo-me aos estudantes, técnicos e docentes da UNIR, bem como a sociedade em geral, para prestar esclarecimentos e pedir a todos sobriedade e solidariedade para enfrentarmos esta crise de saúde pública.


Como se trata de uma pandemia seus efeitos são também econômicos, comportamentais e psicológicos, provocando impactos ainda não inteiramente compreendidos sobre a sociedade global. 


Nossa primeira providência foi estabelecer um Grupo de Trabalho (GT) constituído por profissionais da área de saúde com profundo conhecimento teórico e vasta experiência prática. Este GT é a referência da administração superior na adoção de medidas que garantam, ao mesmo tempo, a proteção das pessoas e o mínimo funcionamento institucional.


Assim, suspendemos as aulas presenciais entre os dias 18 de março a 12 de abril em todos os campi da UNIR. Esta medida tem o objetivo primordial de evitar aglomeração e contato entre os eventuais portadores do coronavírus. Com base na experiência de outros países este intervalo de três semanas poderá ser ampliado até três meses, na dependência da evolução dos casos. 


Também decidimos pela suspensão do Calendário Acadêmico 2020, depois de muita discussão e reflexão. Isto significa que as aulas presenciais não podem ser substituídas por aulas a distância. A mudança abrupta de metodologia, sem preparo prévio de nossos docentes e alunos, poderia gerar dezenas de diferentes situações para os cursos e disciplinas. Quando a situação de emergência terminar, e vai terminar, o Conselho Superior Acadêmico fará novo calendário e a vida voltará ao seu curso normal.   


Outras medidas foram acatadas pela reitoria e estão em vigor como a suspensão de viagens e a realização de eventos extracurriculares. Reuniões, inclusive dos Conselhos Superiores, foram canceladas. Sempre que possível devemos utilizar videoconferência e a Diretoria de Tecnologia da Informação está disponível para prestar o necessário apoio.


Do mesmo modo, estabelecemos critérios e procedimentos administrativos acerca do cumprimento de expediente e das jornadas de trabalho no âmbito da UNIR, durante a vigência do Estado de Emergência em Saúde Pública. Na prática, os servidores técnicos com mais de 60 anos, gestantes ou lactantes, ou que apresentem comorbidades, devem ser postos em atividades a distância. Isto não significa, porém, que todos os servidores administrativos trabalharão nesta modalidade. Há alternativas que devem ser pactuadas dentro de cada setor, dada a complexidade das tarefas e a avaliação caso a caso.


Esta mesma regra aplica-se a Reitoria, Assessorias, Pró-Reitorias e suas Diretorias impactando inevitavelmente a rapidez na solução das demandas internas e externas. Estamos empenhados no funcionamento institucional, mas contamos com a compreensão da comunidade acadêmica. Muitos de nós, partícipes  dos grupos de risco, estaremos em trabalho remoto.



A grande epidemia de gripe do início do século XX denominou o vírus como influenza, pois se considerava a origem da doença como uma estranha influência do alinhamento dos planetas. Cem anos depois estamos cientificamente bem preparados para enfrentar e vencer o novo coronavírus. Todos sabem as medidas pessoais que devem adotar. Estamos adotando as medidas sociais de contingência. 


O vírus está em Rondônia e provocará dor, sofrimento e morte. Antes de melhorar, vai piorar muito, até que se estabeleça o que os epidemiologistas chamam de “imunidade de rebanho”. Nossa esperança é que ele também desperte nos seres humanos suas melhores qualidades. 


Como se trata da primeira epidemia em tempos de redes sociais, ajuda muito não disseminar falsas notícias (fake news), não duvidar dos dados oficiais e nem anunciar o apocalipse. Que a pulsão do amor e da vida se imponha sobre o caos!  


Estamos juntos, no mesmo barco chamado planeta Terra. Na mesma instituição chamada UNIR. Longe de nós o apanágio da verdade. A cada dia o cenário e as circunstâncias são diferentes e estamos abertos a discussão e sugestões para tomada de decisões. 


Sejamos solidários e venceremos mais este desafio. .

 


Ari Miguel Teixeira Ott


Reitor



 



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/