Publicado em: 22/05/20
Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência 2020 da UNIR acontece até este sábado


    A Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência (CILCER) 2020 da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), integrada por professores, alunos e ex-alunos, iniciou as atividades do evento on-line, que acontecerá até sábado, 23 de maio, por meio da plataforma Google Meet e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).



    A iniciativa decorre de um convite da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR, Josemeire Santos da Mata, e da doutoranda  do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social  (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (UFRJ) ao professor José Flávio da Paz, lotado no Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas (DLV) da UNIR e doutorando do PPGEL/UNEMAT, que apresentou a proposta do evento à Coordenadora do PPGMEL, a professora doutora Walnice Aparecida Matos Vilalva.

    O Congresso tem certificação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNEMAT, conforme parecer n. 152/2020-PROEC, vinculado ao Edital 004/2020-PROEC. A docente Walnice está na coordenadoria geral e a comissão organizadora é composta por José Flávio da Paz (PPGEL/UNEMAT); Néstor Raúl González Gutiérrez (PPGEL/UNEMAT); Josimeire Santos da Mata (PPGMEL/UNIR) e Lucinea dos Santos Ferreira (PPGAS/URJ).

    O CILCER 2020 contará com 1257 inscritos, oriundos de três continentes (África, América do Sul e Europa) e cinco países (Angola, Brasil, Colômbia, Perú e Portugal), na condição de palestrantes, comunicadores e ouvintes.



Sobre CILCER 2020



    O Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência (CILCER) 2020 é uma iniciativa reflexivo-discursiva acerca dos estudos sociais, literários, das linguagens artísticas e das culturas brasileira, angolana e de países latino-americanos em tempos de necessidades urgentes de resistências, frente aos processo de globalização massacrantes e o desrespeitos  oriundos da falta de sensibilidade para com as adversidades que inerentes à população mundial e a ausência de interesse pelo estreitamento, respeito, valorização e reconhecimento das peculiaridades desses povos. 

    Desse modo, será oportuno, portanto, em meio ao isolamento pandêmico, congregar virtualmente pesquisadores e pesquisadoras de locais brasileiros e continentes distintos, de modo que se garanta a representatividade e o empoderamento dessas diferenças, suas falas e suas manifestações.

    Os objetivos geral e específicos são adquirir conhecimentos sociais, literários, artísticos e culturais dos povos brasileiro, angolano e latino-americano, de maneira que se possa estabelecer relações colaborativas, cooperativas, reconhecimento e valorização das peculiaridades desses povos frente aos processos de globalização trazidos pelas expressões contemporâneas de inclusão e respeito as diferenças, analisar o cenário ideológico, descolonizador e do não alinhamento predominante nas artes, nas literaturas e nas culturas do Brasil, Angola, Argentina, Peru e Colômbia e reescrever a função social humana, enquanto centro da ordem planetária, a partir da sensibilização, recepção, promoção, crítico e criador das artes, das literaturas e das culturas.

    Nos dois primeiros dias, expositores e/ou expositoras farão suas apresentações em aproximadamente 30 minutos e mais 15 (quinze) minutos cada para interagir com os participantes, esclarecendo dúvidas e sugerindo (re)tomadas de iniciativas artísticas, literárias e culturais. A cronometragem de tempo de exposição e as inscrições das possíveis intervenções das falas dos participantes serão mediadas por um dos membros da comissão organizadora.

    No terceiro e último dia acontecerão apresentações de comunicações orais de pesquisadores: professores, mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação em Letras, Literatura, Linguagens, Artes, Estudos Culturas e afins.

    Outras informações podem ser encontradas no sítio institucional de notícias da UNEMAT. Dúvidas podem ser respondidas ao contatar o e-mail flavio.paz@unemat.br ou o telefone (69) 99942 6364.

    Para participação, é necessária a inscrição gratuita por meio do link https://forms.gle/i8UiNqY5JCTFCr2i7.

    O cronograma completo do evento, bem como as fotos dos convites para cada palestra, estão disponíveis nos arquivos abaixo.



Fonte: UNIR

Arquivos
Clique no link para fazer o download
    Programação completa do CILCER 2020

    Fotos dos convites

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/