Publicado em: 08/10/20
Projeto da UNIR em parceria com a CBN Amazônia Porto Velho recebe chancela da Sociedade Brasileira de Computação


O projeto ‘Tecnologia e novos negócios: uma ação da UNIR na Rádio CBN’, desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), sendo reconhecido pelo órgão como um programa que “está fazendo diferença na vida das pessoas.”

 

A chancela da SBC reconhece projetos inovadores de caráter educativo, social cultural ou tecnológico que  levem a  computação a  públicos que não tenham contato com a área. Uma espécie de selo de autenticidade e validação de iniciativas no campo do pensamento computacional.

 

Desenvolvido pelo professor Ewerton R. Andrade, do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (DACC) da UNIR, desde julho de 2019, o projeto de extensão busca divulgar a computação como profissão da área de Ciências Exatas e da Terra, essencial para o desenvolvimento da sociedade moderna. Segundo o professor, além de divulgar a computação, o projeto incentiva o interesse pelas carreiras de Tecnologia da Informação, em especial pelos cursos da UNIR, e esclarece dúvidas relacionadas aos temas de Tecnologias e Novos Negócios. “Nosso público é a comunidade de toda região amazônica onde chega o sinal da rádio. A coluna ‘Tecnologia e Novos Negócios’ vai ao ar semanalmente no programa ‘Estação CBN', e se estende a toda programação sempre que o assunto envolve a nossa área. Também fazemos participações pontuais na Rede Amazônica, afiliada Globo em Rondônia, que faz parte do mesmo grupo de comunicação, levando o conteúdo para todo o estado".

 

Junto com o professor Ewerton, os alunos do curso de Ciência da Computação, Matheus Rodrigues e Ludson Carrascos, dão apoio às ações realizadas em parceria com a Rádio CBN Amazônia Porto Velho. “O professor fala sobre um tema atual relacionado à tecnologia de uma forma simples, até os leigos no assunto conseguem entender o tema. Mesmo durante a pandemia continuamos com as participações via telefone, o impacto na sociedade cresceu, muita gente passa a ter acesso a um conteúdo de qualidade através do nosso trabalho”, o depoimento é do Matheus, aluno responsável

por auxiliar na escolha dos temas que serão abordados e na edição dos vídeos postados no canal do YouTube do projeto. O Ludson, o outro aluno também responsável por auxiliar na escolha dos temas e nos uploads dos áudios nos principais agregadores de podcasts, acrescenta que “o projeto tem uma importância muito grande, pois as informações são passadas de forma concreta e com baseamento em pesquisas, o que é importante em um momento em que várias informações que podemos encontrar na internet podem ser incorretas. Além disso, ao fazer pesquisas sobre possíveis temas, me mantenho atualizado sobre assuntos envolvendo tecnologia. Fora isto, aprendi o significado de vários termos importantes para essa área de Ciências da Computação.”

 

O projeto rondoniense está entre os 3 chancelados em 2020, os outros 2 são trabalhos dos estados do Ceará e Rio Grande do Sul.



O que é a Chancela SBC



A SBC lançou em 2016 a primeira chamada de projetos que levem a computação até crianças, adolescentes, terceira idade e públicos que não tem contato com a área na educação formal, aproximando dessa forma, a computação da sociedade brasileira. 

 

Os projetos considerados inovadores, sejam de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, recebem a Chancela da SBC e uma ampla divulgação através dos meios de comunicação da SBC, como site oficial, redes sociais, blog, e-mail e listas da de discussão da Sociedade Brasileira de Computação.

 


Conheça o ‘Tecnologia e Novos Negócios’



Todos os áudios das participações são disponibilizados em formato digital no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCb1lpO0M2rdUj2lsB6iuvCw), Spotify (https://open.spotify.com/show/13RkjYIBmQIpdFpG4MkvwE?si=09WDFLfqRjGMwv QqmkpaTA), além de outros agregadores de podcast (https://anchor.fm/unir-cbn).

Mais informações sobre o projeto estão na

página http://ewerton.andrade.pro.br/project/radio-cbn/ e o contato da coordenação do projeto pode ser feito pelo e-mail ewerton.andrade@unir.br .



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/