Publicado em: 06/01/21
Projeto “Prevenção da obesidade em Rondônia” capacita 30 profissionais da saúde



O Projeto intitulado “Prevenção da obesidade em Rondônia: uma proposta assistencial, de formação e de intervenção”, vencedor da Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018, do Ministério da Saúde e do CNPq, Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Kátia Fernanda Alves Moreira, do Departamento de Enfermagem e líder do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESCO) da UNIR, concluiu com êxito sua etapa de formação, mesmo com o cenário de pandemia global.


Ao todo, foram capacitados 30 profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos, odontólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e farmacêuticos, abrangendo sete municípios do estado de Rondônia: Campo Novo de Rondônia, Corumbiara, Jaru, Porto Velho, Presidente Médici, Seringueiras e Vilhena.


Mas o percurso do curso precisou ser modicado, explica o seu Coordenador Pedagógico, o Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro, do Departamento de Ciências da Educação e líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos: “O Projeto Pedagógico original previa encontros presenciais físicos e atividades na Sala Virtual da UNIR, mas o contexto de pandemia nos obrigou a focar totalmente na Sala Virtual, adaptando atividades 100% para o virtual. Mas o fato de as atividades migrarem em sua totalidade para o virtual acabou favorecendo profissionais da saúde que não conseguiriam se deslocar para Porto Velho em determinados períodos, possibilitando a conclusão do curso”, explica o Prof. Rafael.


Tratou-se de um curso de Aperfeiçoamento de 180 horas ofertado de forma totalmente gratuita pela UNIR, com conteúdo genuinamente desenvolvido por professores dos Departamentos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Ciências da Educação, com a parceria de profissionais da SESAU e da SEMUSA, que atuaram na qualidade de tutores junto a professores da UNIR, apoiando os profissionais atendidos do início ao fim do curso.


“Tivemos que nos adaptar, mas tudo deu certo no final, graças ao trabalho da equipe que montamos e ao constante diálogo da nossa Coordenadora, a Professora Kátia, junto à Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN)”, enfatiza Rafael.


Na sequência, a equipe vinculada ao Projeto irá trabalhar na etapa da pesquisa prevista no edital.



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/