Publicado em: 01/06/21
UNIR inicia ações para recredenciamento institucional


Em 2021 a Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, passa por um processo interno essencial para manutenção e funcionamento de qualquer instituição de ensino superior (IES): o recredenciamento, ato autorizativo necessário para que a universidade continue ofertando ensino público, gratuito e de qualidade. Trata-se de uma avaliação do Ministério da Educação, MEC, que atribui um conceito institucional (CI) de 1 a 5 para as IES, sendo 5 o melhor resultado.

Na avaliação deste ano, a expectativa da
comissão de recredenciamento é a de que a UNIR passe do conceito 3 para o conceito 4. Em uma escala que varia de 1 a 5, possuir o conceito 3 significa que a UNIR obteve resultados satisfatórios para o funcionamento da instituição nas avaliações anteriores. “Atingir o conceito 4 significa colocar-se entre as principais universidades federais, estabelecendo-se como uma instituição pública de qualidade, não só para a Região Norte, como também para todo o país e, sobretudo, ser referência em educação superior, ciência, tecnologia e inovação na Amazônia até 2024, conforme a visão da UNIR estabelecida no PDI”, disse o presidente da comissão, Francisco Robson da Silva Vasconcelos, sobre a importância de ampliar o conceito da UNIR na avaliação.

Para isso, é necessário o envolvimento de todos os setores administrativos e acadêmicos da universidade, uma vez que o processo é essencialmente documental, em sua primeira etapa, dependo da efetiva disponibilização de informações pelos setores para a comissão. Além da avaliação documental, o processo de recredenciamento leva em conta os indicadores de qualidade resultantes dos processos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Sinaes: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O processo culminará em uma visita in loco, realizada por uma comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep/MEC.

Dessa forma, para que a UNIR alcance êxito e, consequentemente, obtenha um bom conceito na avaliação do MEC, é primordial que docentes, técnicos e gestores participem e contribuam com o processo enviando as informações solicitadas pela comissão de recredenciamento com o máximo detalhamento possível.

A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, explica que os impactos de uma boa avaliação serão fundamentais para potencializar o alcance da universidade e o acesso da instituição a recursos e investimentos para ampliação das ações de ensino, de pesquisa e de extensão. “Além disso, avançar na avaliação institucional é ter certeza de que a UNIR está no caminho certo, com envolvimento dos nossos técnicos e professores, e toda a comunidade acadêmica. E também será o reconhecimento dos trabalhos realizados e que dos impactos da UNIR para a sociedade”, frisou a reitora.

No período de junho a julho a comissão realiza a sensibilização institucional, solicitação e organização das informações e documentos necessários para protocolar, em agosto, o pedido de recredenciamento da UNIR no sistema e-MEC.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/