Publicado em: 08/03/13
Líder indígena Almir Suruí se emociona ao receber título de Doutor “Honoris Causa”da UNIR


       Com o auditório da UNIR-Centro lotado e na presença de vários indígenas do povo Suruí, além de autoridades, o líder indígena Almir Narayamoga Suruí, de 38 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” das mãos da reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. Além da outorga de título, Almir Suruí foi saudado com a leitura de seu histórico de vida e de defesa dos direitos humanos do Povo Suruí e demais povos indígenas. A leitura foi feita pelo professor doutor Dorisvalder Dias Nunes.



      A sessão solene foi apreciada por representantes de órgãos importantes na mesma luta de Almir Suruí a favor dos direitos humanos indígenas, tais como o representante da Secretaria de Direitos Humanos, Biel Rocha, Major César da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, o secretário municipal do Meio Ambiente, Edijales Benicio, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Urarivê Suruí, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues, além de professores, famílias do Povo Suruí e sociedade.



     O líder indígena emocionou-se ao iniciar o discurso de agradecimento. “Gostaria de agradecer a professora Berenice e demais professores do departamento de Geografia. Me sinto honrado por esta homenagem histórica  em Rondônia e dedico à minha mãe e a toda minha família, que me educaram e apoiaram minha luta pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos”, agradeceu Almir.



    A reitora, Berenice Tourinho, expos a importância da outorga do título de Doutor Honoris Causa à Almir Suruí. “O título oferecido por uma universidade pública deve levar em conta o compromisso do agraciado com as lutas e a resistência de ontem e da atualidade por causas que enobrecem a humanidade”. No final do discurso, Berenice enfatizou que “o título representa o desejo da UNIR em homenagear e apoiar a luta de todos os povos indígenas de Rondônia”.



     Como um grande guerreiro, Almir tem ideias modernas e postura de liderança nata, qualidades que o credenciam como mediador na luta pelos direitos dos primeiros habitantes da Amazônia e a deixa claro a necessidade do envolvimento dos não-índios. “A contribuição de todos é bem vinda, não somente para a melhoria de vida dos povos indígenas, como para a humanidade”, agradeceu Almir Suruí.





Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/