UNIR instala totens de vigilância em todos os campi


Publicado em: 12/02/2024 14:42:17

O sistema com 18 totens e mais de 200 câmeras estará em plena operação até o início do mês de abril


totem 1A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) passará a ter pontos de monitoramento eletrônico em todos os seus campi já a partir das próximas semanas. A contratação de totens de vigilância eletrônica foi realizada no mês de janeiro de 2024 e os serviços de instalação já estão acontecendo. E a previsão é para que o sistema esteja em plena operação até o início do mês de abril. De acordo com o professor Juliano Cedaro, vice-reitor no exercício da Reitoria, trata-se de “atender um anseio da comunidade universitária, que precisa de mais segurança nos espaços da UNIR. A gestão da Universidade buscou formas de ampliar a segurança, e entre as opções disponíveis o monitoramento e integração com os serviços de plantão e emergência se mostra o mais adequado às nossas necessidades”.

A contratação do serviço inclui 18 totens de segurança e mais 180 câmeras a serem instaladas para monitoramento dos espaços da Universidade. O contrato com a empresa Helper Tecnologia tem duração inicial de dois anos.

Todos os campi da UNIR receberão totens de vigilância. Serão oito totens no Campus de Porto Velho, dois totens no Campus de Ji-Paraná e outros dois no Campus de Rolim de Moura. Além disso também haverá totens nos campi de Guajará-Mirim, Ariquemes, Presidente Médici, Cacoal e Vilhena, um em cada unidade, e mais um na UNIR Centro.

Além das câmeras dos totens, haverá outras 180 câmeras instaladas e distribuídas entre as unidades da UNIR, em operação 24 horas e ligadas a uma central de monitoramento no Campus de Porto Velho. Em cada campus também será instalado um local de monitoramento das câmeras ali em funcionamento.

O serviço de instalação das câmeras está ocorrendo e deve ser concluído ainda no mês de fevereiro. A previsão é para que o sistema esteja em plena operação em Porto Velho até o dia 10 de março, e nos campi do interior do Estado até o dia 10 de abril.

Os totens de segurança dispõem de sistema de autofalantes para mensagens programadas e para avisos de alerta que podem ser dados pela central de vigilância. Os botões de emergência presentes em cada totem estarão diretamente interligados com a central da Polícia Militar dos municípios onde estiver instalado o totem – a UNIR está em tratativas para firmar temos de cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec-RO).

O contrato firmado entre a UNIR e a Helper Tecnologia inclui atualização periódica dos softwares e a substituição dos equipamentos sempre que necessário, para garantir a plena manutenção do sistema.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.