Histórico


A Universidade Federal de Rondônia foi criada em 08 de Julho de 1982 pela Lei Federal 7.011. Sua criação se insere no mesmo processo que levou à elevação do então Território Federal de Rondônia à condição do Estado em dezembro de 1981. Inicialmente a UNIR foi implantada na Capital de Rondônia, Porto Velho, e incorporou a estrutura e os cursos então oferecidos pela Fundacentro (Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia): Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A partir de sua fundação a UNIR passou, gradativamente, a se tornar responsável por cursos superiores que eram oferecidos em Rondônia por outras Universidade Federais. Em 1983 tornou-se responsável pelos cursos oferecidos em Rondônia por meio de convênio entre o governo Estadual e a Universidade Federal do Pará (UFPA): História, Letras, Geografia, Matemática, Educação Física e Pedagogia. E em 1985 assumiu a responsabilidade sobre os cursos de Estudos Sociais, ciências, Letras e Práticas de Artes, que até então eram oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) – que durante a década de 1970, junto com a Universidade Federal do Acre (UFAC), manteve a oferta de cursos superiores no então território Federal de Rondônia.

Inicialmente funcionando no centro de Porto Velho, na Avenida Presidente Dutra, em fevereiro de 1988 as atividades acadêmicas passam a ser realizada no atual campus central da UNIR, na BR-364, também em Porto Velho. Após esta ampliação, houve o início do processo de interiorização da UNIR, que teve campi instalados nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. E, já nos anos 2000, houve a instalação de novos campi, desta vez nas cidades de Ariquemes e Presidente Médici.

Com isso a UNIR, única Universidade de Rondônia, que tem como missão a oferta de Ensino Superior público, gratuito e de qualidade, consolidou-se como uma instituição multicampi presente em todas as regiões do Estado, que atualmente oferece seis doutorados, 18 mestrados e 62 cursos de graduação.  

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.