Prédio da UNIR Centro é tombado como patrimônio


Publicado em: 02/05/2024 08:08:14

Prefeitura municipal declarou o edifício como patrimônio histórico e cultural de Porto Velho


IMG_7404 Neste mês de abril, foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município o Prédio da reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), localizado na região central de Porto Velho. As leis foram sancionadas pela Câmara Municipal, com declaração publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia. 

Na década de 80, o prédio abrigava os cursos então ofertados pela Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro): Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Mais tarde, em 1982, a UNIR passou a ofertar cursos superiores e a realizar suas atividades acadêmicas no edifício.  

Com a expansão da Universidade, dos cursos e a chegada de novos campi no interior, a estrutura tornou-se sede da Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade, onde hoje são realizadas atividades administrativas. DSC_1157 Além de ações administrativas, o prédio da UNIR Centro é também palco de atividades acadêmicas como palestras, cursos e eventos promovidos pelos cursos de graduação, promovendo o fomento à cultura e conhecimento.  

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm) da UNIR, Dante Ribeiro da Fonseca, o tombamento é uma reafirmação da importância do edifício, que configura uma das primeiras obras públicas na área central de Porto Velho.  

“O patrimônio físico por meio de edifícios, tem uma importância simbólica, está ali como um vestígio, como um documento histórico que mostra o momento em que houve necessidade do investimento público para que se houvesse um hotel minimamente confortável para receber as pessoas que pra cá se deslocavam, além de mostrar uma certa tendência arquitetônica” comenta o professor Dante. 

download História - O edifício foi inaugurado no ano de 1953 e nele funcionava o antigo Porto Velho Hotel, famoso por receber personalidades influentes na época. O hotel desativado em 1974, e em 1979 passou a abrigar o Palácio das Secretarias. Na década de 80 tornou-se sede da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi tombado como patrimônio histórico pelo Estado de Rondônia no ano de 1988.  

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.