Vacinação no Campus de Porto Velho superou expectativas


Publicado em: 23/06/2022 14:48:38

Foram aplicadas mais de 600 doses de imunizantes, e servidores e alunos puderam colocar vacinação em dia.


WhatsApp Image 2022-06-23 at 14-45-18 Em mais uma ação voltada para a saúde da comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, vacinação contra Covid-19 e outras doenças, na quarta-feira (22) no campus de Porto Velho. A iniciativa superou as expectativas dos organizadores com aplicação de 612 doses de imunizantes no total, ao longo de todo o dia.

O objetivo da campanha foi oportunizar aos membros da comunicada acadêmica que ainda precisavam colocar as doses de imunizantes em dia as condições para isso. A iniciativa atingiu seu objetivo, como explicou o vice-reitor da, professor Juliano Cedaro. “A adesão da comunidade acadêmica da UNIR foi muito significativa. As pessoas compareceram em grande número e muitos não conseguiram ser atendidos devido a alta procura. Por isso, pretendemos organizar uma nova etapa para atender aqueles que não conseguiram ainda se imunizar ou completar o esquema vacinal”. 

WhatsApp Image 2022-06-23 at 14-35-56 Do total de 612 doses de imunizantes aplicados, 272 foram da vacina contra Influenza, 186 da Covid-19 (de 1ª a 4ª dose), 30 da Hepatite B, 60 da Difteria e Tétano, 54 da Tríplice Viral e 10 da Febre Amarela. A vacinação ocorreu ao longo do dia, das 9h às 19h, na Biblioteca Central a fim de alcançar os públicos dos três turnos e, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e vários servidores da UNIR atuaram como voluntários.

Durante a campanha de vacinação também foram realizados testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites. Esta ação ocorreu no Espaço Murupi, em frente à Biblioteca Central, em parceria com a Associação Beradeiro, uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIR, que conta com a participação voluntária de acadêmicos de Enfermagem. Foram realizados 64 atendimentos desse tipo, com detecção de um caso de sífilis e um de HIV, que foram devidamente orientados para buscar acompanhamento médico.

As iniciativas para saúde da comunidade acadêmica têm sido intensificadas com o retorno às atividades presenciais neste semestre letivo, seja aquelas voltadas para a os servidores, seja as direcionadas para estudantes. Ao longo da semana entre os dias 20 e 24 de junho ações de fomento à doação de sangue também foram realizadas, e equipes de atenção à saúde do servidor têm mantido visitas aos campi para realização de exames. Como explica a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, a atenção constante garante que os servidores “estarão assistidos, o que é a principal preocupação, e possam atuar de modo ainda mais efetivo no atendimento à comunidade acadêmica e sociedade de modo mais amplo”. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.