Publicado em: 09/09/2024 15:59:59
Aparelho irá complementar estudos que já estão em andamento no Laboratório de Biogeoquímica
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) adquiriu um importante equipamento científico para utilização em pesquisas realizadas no Laboratório de Biogeoquímica do campus de Porto Velho. O aparelho, chamado de Espectrofotômetro UV/VIS e avaliado em quase R$100.000,00, vai complementar os estudos que já estão sendo desenvolvidos no Laboratório, como, por exemplo, nas análises da qualidade da água, medição de clorofila, teor de nutrientes e acusar ainda a presença de alguns metais e componentes orgânicos.
O espectrofotômetro mede a intensidade da luz após ela passar por alguma amostra, fazendo análises nas regiões da luz ultravioleta (UV) e da luz visível (VIS) do campo eletromagnético. Segundo o professor Wanderley Bastos, do Departamento de Biologia da UNIR e coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer, “é para ser utilizado na análise de compostos orgânicos e inorgânicos, que é feita através da incidência de um feixe de luz na amostra, que por sua vez separa a luz refletida de acordo com o comprimento de onda, medindo a quantidade de luz recebida”. Ao analisar o padrão de absorção e reflexão da luz, os cientistas podem identificar e quantificar os componentes da amostra.
A compra do aparelho foi feita a partir da adesão da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Popesq) a um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conhecido como Pró-Equipamentos, que tem como objetivo facilitar a aquisição de equipamentos voltados para a pesquisa, de modo a facilitar os trâmites legais, sem a necessidade de passar por processos licitatórios padrões, que costumam levar tempo.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, professor Juliano Cedaro, “a UNIR foi contemplada com R$166.000,00 [para compra de equipamentos]. Trata-se até então do equipamento com o maior custo adquirido entre os recursos aportados na UNIR referente a este edital. Contudo, há previsão de aquisição de outros equipamentos multiusuário para o atendimento dos pesquisadores da instituição”, explica.