Novos diretores do Nucsa e NT são empossados


Publicado em: 04/07/2022 16:12:17

Atos foram marcados pela memória das unidades e de colegas perdidos na pandemia


As novas direções dos Núcleos de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa), e de Tecnologia (NT), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram formalmente empossadas na quinta-feira, dia 30, em cerimônicas realizadas na Reitoria da Universidade. Pela manhã, às 10h, aconteceu a posse do professor Marcus Vinícius Xavier de Oliveira, novo diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa), e à tarde, às 16, foram emposssados os novos diretor, professor Petrus luiz de Luna Pequeno, e vice-diretor, professor Ciro José Egoavil Montero, do Núcleo de Tecnologia (NT). "Uma imensa alegria dar posse aos novos diretores, pessoas que têm a confiança das suas unidades e mostram o comprometimento e o conhecimento que a nossa Universidade precisa neste momento de desafios e também de construção conjunta", disse a reitora Marcele Pereira, que conduziu as duas cerimônias de posse.

O professor Marcus Vinícius Xavier de Oliveira foi indicado para a direção do Nucsa após ser o primeiro colocado em consulta à comunidade acadêmica do núcleo, realizada no primeiro semestre de 2022. Na sua fala destacou sua trajetória pessoal que, como destaca, se confunde com a Universidade. "Estou há tanto tempo na UNIR, primeiro como aluno e depois como docente e agora gestor, que não consigo mais separar uma coisa da outra", disse. O diretor do Nucsa ainda falou do empenho dos servidores, especialmente técnicos, do núcleo na manutenção das atividades, e o modo como as diversas áreas que compõem o Nucsa têm atuando de modo conjunto. "São tempos que exigem de todos nós muito mais trabalho, e só conseguimos fazer mais quando fazemos juntos, e isso é um orientador fundamental para seguir em frente."

Na posse da nova direção do Núcleo de Tecnologia da UNIR também esteve presente  o ex-vice-diretor da unidade, professor Cláudio Santini, atualmente aposentado. O professor relembrou a instalação de cursos do NT e os desafios que foram enfrentados e aqueles que ainda há pela frente. Do mesmo modo o novo vice-diretor, professor Ciro Montero, falou tanto da satisfação de assumir a função, quanto da responsabilidade de conduzir uma unidade voltada para tecnologia. Do mesmo modo o novo diretor, professor Petrus de Luna Pequeno, listou desafios, tratou de sua trajetória antes de ingressar como docente na UNIR, mas principalmente lembrou de colegas que contribuíram com a Universidade e o NT, mas foram vitimados pela Covid-19, em especial o professor Carlos Tenório de Carvalho, em um momento de grande emoção para todos que estavam presentes: "A gente tem que continuar, pela missão que temos com a Universidade e com a sociedade, mas também por aqueles que estavam conosco e agora não podem mais estar aqui".   

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.