UNIR realiza evento internacional sobre Amazônia


Publicado em: 12/08/2025 09:52:35

Workshop bilateral Brasil-UK reuniu pesquisadores para discutir os impactos das mudanças climáticas na Amazônia


  

Foto 3 - Grupo

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizou recentemente o Workshop EXACT – Eventos Extremos e os Impactos nas Comunidades Tradicionais da Amazônia em um Cenário de Mudanças Climáticas, entre os dias 14 e 17 de julho, em Ouro Preto do Oeste (RO). O evento bilateral Brasil-Reino Unido, contemplado pelo edital conjunto da Iniciativa Amazônia+10 e do British Council, reuniu 39 pesquisadores de diferentes países do mundo e do Brasil, além de representantes de comunidades indígenas e quilombolas de Rondônia.

A coordenação do workshop foi realizada pelas professoras Nara Luísa Reis de Andrade, do Departamento de Educação Ambiental e do Mestrado ProfÁgua da (UNIR), e Renuka Bharat Thakore, da University of Central Lancashire (Reino Unido). O evento também contou com a mentoria de outros pesquisadores do Reino Unido (Komali Kantamaneni/UCLAN e Adekunle Oluwadare/LBU) e do Brasil (Irene Carniatto/Unioeste e Frederico Hanai/UFSCar).

Com o objetivo de discutir eventos extremos e mudanças climáticas, participaram do encontro 39 pesquisadores da Índia, Nigéria, Paquistão, Espanha, Irã, Bielorrússia, Itália, Reino Unido e Brasil, com diferentes experiências e áreas de formação. O evento também contou com representantes de comunidades indígenas e quilombolas de Rondônia, de órgãos governamentais e da sociedade civil, além da participação das ativistas socioambientais Nedinha Bandeira (Associação Kanindé) e Valeriya Hjertenaes (Miss mundo simpatia e ativista pelo Women Leadership Committee).

O Workshop buscou catalisar o diálogo interdisciplinar e intercultural entre pesquisadores sediados no Reino Unido e no Brasil, explorando as transformações socioambientais impulsionadas pelas mudanças climáticas no sudoeste da Amazônia e pensando conjuntamente caminhos resilientes e sustentáveis, através das trocas de experiências e dos diferentes pontos de vista.

Programação e resultados do evento

Na programação científica foram realizados workshops práticos sobre sistemas de produção sustentáveis, planejamento de resiliência climática e mapeamento territorial participativo; discussões de grupo facilitadas em torno de estratégias de adaptação local, educação, governança e barreiras socioeconômicas, e apresentações individuais dos pesquisadores participantes. 

A agenda cultural contou com apresentações do povo Gavião, exibição de curtas-metragem do Brasil e do Reino Unido, exposição de chocolates e cafés regionais - produzidos de forma sustentável, exposição de artesanato indígena e o lançamento do livro “Governança e regulação das águas no Estado de Rondônia”, organizado pelo professor João Gilberto de Souza Ribeiro (ProfÁgua/DEA/UNIR) e publicado pela Edufro/UNIR.

O evento foi encerrado com uma visita de campo à Aldeia Amondawa, na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, proporcionando aos participantes uma vivência imersiva na realidade amazônica. Para muitos pesquisadores estrangeiros, a experiência foi descrita como a realização de um sonho e um marco para futuras parcerias acadêmicas.

A pesquisadora Komali Kantamaneni (Co-Diretora das Nações Unidas) pontuou sobre “a alegria de participar de um evento organizado por mulheres e do quanto esse fato é importante no ambiente acadêmico, que também é marcado pelas diferenças de gênero”.

Já a professora Nara Andrade (UNIR) falou da satisfação em sediar o evento, apesar de todas as dificuldades logísticas impostas pela distância em relação aos grandes centros brasileiros: “O evento marca uma nova fase na construção de parcerias institucionais, fortalecendo a missão da universidade de discutir os problemas locais e colaborar na sua solução através de uma visão macro sistêmica e da junção de esforços transdisciplinares”.

O Workshop reforçou a missão institucional da UNIR de produzir conhecimento para a Amazônia e encerrou com o compromisso em estabelecer novas parcerias para a finalização de projetos em andamento e construir novas propostas conjuntas.

Para mais informações, siga a rede social do projeto no Instagram: @integra_guaporeejari.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.