Publicado em: 03/09/2025 12:50:49
Projeto produzirá 8 episódios de podcast para divulgar informações sobre os direitos das mulheres
No campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Departamento Acadêmico de Libras (DLibras), lançou, dia 31 de agosto, o podcast “Um minuto, um direito delas”. Trata-se de um projeto de extensão que busca difundir informações sobre os direitos das mulheres de forma rápida, clara e acessível, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo a coordenadora do projeto Náthali Machado, professora do DLibras, a iniciativa tem como objetivos promover a acessibilidade linguística desse tipo de conteúdo para a comunidade surda econtribuir para a divulgação de leis e de políticas públicas voltadas especificamente para as mulheres — tanto as de âmbito nacional quanto aquelas vigentes no estado de Rondônia.
Na primeira temporada do podcast estão previstos oito episódios, com duração de cerca de um minuto, que abordarão diferentes direitos da mulher e políticas públicas voltadas especificamente para elas. Além da tradução em libras, os episódios também são legendados e contam com a transcrição dos roteiros.
A idéia do projeto partiu da constatação de que o desconhecimento das leis que regem o nosso ordenamento jurídico e das políticas públicas disponíveis constitui um grande entrave para a concretização dos direitos da mulher no Brasil. “Esse desconhecimento é ainda mais acentuado para as mulheres pertencentes à comunidade surda, para quem os conteúdos de educação em direitos são ainda bastantes limitados. Com esta inciativa, pretendemos ajudar a mudar essa realidade”, avaliou a coordenadora.
“Pensamos em um formato curto, direto e acessível, de modo a atingirmos um público o mais amplo e diverso possível. As mulheres surdas e ouvintes precisam saber, por exemplo, que, em todo o país, elas têm direito a acompanhantes em estabelecimentos de saúde ou que, em Rondônia, a mulher vítima de violência doméstica pode solicitar medidas protetivas de urgência por meio de um aplicativo celular”, finalizou a professora.
Os episódios podem ser acessados no canal YouTube do DLibras e nos perfis do Instagram do DLibras e do próprio projeto. Os links estão disponíveis abaixo.
Podcast Um minuto, um direito delas
Realização e apoio: UNIR/DLibras