Mestranda da UNIR vence premiação nacional da Anpoll


Publicado em: 10/10/2025 09:19:06

Pesquisadora conquistou 1º lugar na premiação de pôsteres em evento da área de Linguística e Literatura


A pesquisadora Manuela Gomes Aragão, mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e bolsista da Capes, foi premiada com o 1º lugar na categoria pôster do 39º Encontro Nacional da Anpoll (Enanpoll), realizado entre os dias 1º e 3 de outubro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). 

O evento reuniu mais de mil pesquisadores e pesquisadoras da área de Linguística e Literatura de todo o país. Ao lado da coorientadora Mirella Nunes Giracca, professora no Mestrado em Letras da UNIR (PPGML), Manuela apresentou o trabalho intitulado “Práticas discursivas tradutórias da obra ‘ABC..zônia: dicionário zoocultural da Amazônia”, que se destacou entre dezenas de pôsteres expostos pela originalidade, rigor metodológico e relevância para os estudos linguísticos e culturais, conforme a Anpoll.

Com o prêmio, o trabalho das pesquisadoras da UNIR ganha destaque nacional e reafirma o papel da universidade na produção de conhecimento relevante para as áreas de Linguística, Literatura e Cultura.

O trabalho premiado é também a pesquisa desenvolvida pela discente no PPGML, sob orientação do professor Jefferson Gustavo dos Santos Campos. A conquista foi motivo de orgulho para a coordenação do Mestrado em Letras e para o orientador do estudo.

O Enanpoll é um evento de caráter acadêmico-científico realizado anualmente pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). O reconhecimento ao trabalho das pesquisadoras da UNIR evidencia a qualidade da produção acadêmica da instituição e sua contribuição para os debates contemporâneos sobre tradução e cultura amazônica.

Além do primeiro lugar conquistado por Manuela Gomes Aragão e Mirella Giracca, o Enanpoll também premiou outras duas pesquisas: Ana Sara da Costa Ferreira, da UFAC, ficou em 2º lugar com o trabalho “Amazonialismo no cinema: imagens sobre um mundo perdido em The Lost World (1924, 1960) e Jungle Cruise (2021)”; e Tamara Afonso dos Santos, vinculada à UFAC e UNIR, recebeu o 3º lugar com a pesquisa “Letramento digital na educação básica: percepções docentes frente às exigências normativas”.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.