Publicado em: 11/11/2025 12:33:11
A UNIR recebeu representantes do MPA para acompanhar ações do Proaqua e fortalecer a aquicultura em Rondônia.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, nos dias 29 e 30 de outubro, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para uma série de atividades voltadas ao acompanhamento das ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura em Rondônia (Proaqua) e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor aquícola no estado.
A comitiva do MPA foi formada por Luciene Mignani, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação, e Alberto Furtado Martins Junior, representante da Coordenação de Sustentabilidade na Aquicultura. Eles foram recepcionados pela coordenadora do Proaqua, professpora Jucilene Braitenbatm, e pela equipe técnica do programa.
Visita à UDP Bem Te Vi – Porto Velho
A programação do dia 29 teve início na Unidade de Desenvolvimento Produtivo (UDP) Bem Te Vi, em Porto Velho. A unidade, que está sendo reestruturada pelo Proaqua, serve de modelo para práticas demonstrativas, capacitação e validação de tecnologias voltadas à aquicultura rondoniense.
Durante a visita, os representantes do MPA acompanharam a exposição das atividades em andamento e dialogaram com parceiros locais e produtores. E estiveram presentes representantes de cooperativas, Senar-RO, Emater-RO, Agrotec, Agrobom, setores públicos e privados, reforçando o trabalho cooperativo e integrado entre instituições privadas e públicas para o fortalecimento da cadeia aquícola.
Reunião institucional na UNIR
Ainda no dia 29, a comitiva participou de uma reunião na UNIR-Centro, onde foram apresentados os resultados e avanços já alcançados pelo Proaqua. O encontro contou com a presença da Casa Civil, MDA, Crea, Emater, Seagri, Senar/Faperon, Semagric de Porto Velho, Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias do Jamari, Superintendência da Pesca de Rondônia e os técnicos do Proaqua.
A coordenação do programa apresentou ações estruturantes nas áreas de assistência técnica, implantação e fortalecimento das UDPs e atividades de pesquisa e inovação. Na oportunidade, o vice-coordenador, professor Ricardo Bastos, realizou uma demonstração em tempo real do Teleatendimento Proaqua Conect, uma ferramenta digital que permite suporte remoto a produtores, reforçando o compromisso do programa com modernização e acessibilidade técnica mais próxima do produtor e dos técnicos.
Plano Nacional de Aquicultura – Ariquemes
No dia 30, a equipe do Proaqua participou do encontro do Plano Nacional de Aquicultura, realizado pelo MPA em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no Sebrae de Ariquemes. O evento reuniu representantes institucionais, técnicos, produtores rurais e parceiros estratégicos para discutir diretrizes nacionais para o setor aquícola.
Os produtores atendidos pelo programa e membros da equipe técnica participaram da programação, contribuindo com experiências de campo e representando a aquicultura rondoniense. O encontro foi realizado de forma híbrida (presencial e online), ampliando o alcance da discussão para todo o estado. Essa agenda reforça a integração entre governo federal, universidade, governo estadual, produtores, instituições públicas e privadas que são parceiras do Proaqua, promovendo ações concretas para o avanço da aquicultura em Rondônia. O Proaqua segue comprometido com inovação, assistência técnica, ciência e sustentabilidade, e, assim, contribuindo e fortalecendo a cadeia produtiva do pescado e o desenvolvimento socioeconômico regional.