Publicado em: 01/12/2025 12:56:32
Universidade é destaque na premiação deste ano com cinco docentes pesquisadores contemplados
Cinco professores pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram contemplados na edição de 2025 do Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 28 de novembro, no aditório da UNIR-Centro.
Na categoria Pesquisador Destaque, foram premiados: Juliana Pavan Zuliani (Ciências da Vida), Ricardo Gilson da Costa Silva (Ciências Humanas) e Júlio Sancho Linhares Teixeira Militão (Ciências Exatas). Já na categoria Pesquisador Inovador, os vencedores foram Marco Polo Moreno de Souza (Inovação para o Setor Público) e Ewerton Rodrigues Andrade (Inovação para o Setor Empresarial).
Sobre o Prêmio Fapero de C&TI
A premiação tem como objetivo reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores com trabalhos de grande potencial e contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo de Rondônia e profissionais da área de comunicação, atuantes na difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e, por consequência, do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Além disso, o prêmio também visa dar visibilidade aos resultados das pesquisas, inovações e projetos realizados em Rondônia, oportunizando que a sociedade tome conhecimento das ações de CT&I desenvolvidas em Rondônia, bem como de seus impactos nas esferas cultural, científica, tecnológica, ambiental, econômica, humana e social.
Premiados na categoria Pesquisador Destaque
Juliana Pavan Zuliani Ganhadora do 1º lugar na Categoria Pesquisador Destaque (Ciências da Vida), é referência nacional em Imunologia Celular, imunotoxicologia e estudos de venenos e produtos naturais. Professora Associada IV do Departamento de Medicina da UNIR e docente dos programas PGBIONORTE e PGBIOEXP, fortalece a pesquisa biomédica e a formação de recursos humanos qualificados na Amazônia Ocidental. Com mestrado e doutorado em Imunologia pela USP e experiência no Instituto Butantan, também atua como Pesquisadora em Saúde Pública Titular I da FIOCRUZ Rondônia. Seus estudos sobre mecanismos inflamatórios de venenos e compostos naturais contribuem para novas perspectivas terapêuticas em doenças inflamatórias e infecciosas. Líder de um grupo de pesquisa reconhecido nacionalmente, tem papel central na consolidação da ciência biomédica na região, o que justifica sua premiação no Prêmio Fapero 2025.
Ricardo Gilson da Costa Silva, premiado em segundo lugar na categoria Pesquisador Inovador (Ciências Humanas) é doutor em Geografia Humana pela USP e professor da UNIR, é referência nos estudos agrários e territoriais da Amazônia, com forte contribuição para a compreensão das dinâmicas regionais de Rondônia. À frente do LAGET e do GTGA desde 2011, consolidou importantes núcleos de pesquisa e formação, orientando dezenas de mestres e doutores que hoje atuam em todo o país. Com extensa produção científica em periódicos de prestígio e repercussão nacional incluindo artigos utilizados no ENEM e em concursos públicos, destaca-se pelo impacto acadêmico e social de seu trabalho. Sua atuação também se estende à divulgação científica, fortalecendo a presença da UNIR no debate público. Esses resultados justificam seu reconhecimento como segundo colocado na categoria Pesquisador Inovador (Ciências Humanas) no Prêmio Fapero 2025.
Júlio Sancho Linhares Teixeira Militão ganhador do 3º lugar do Pesquisador destaque, é professor titular da UNIR e referência nacional em Química de Produtos Naturais, biotecnologia e inovação energética. Responsável pela primeira planta piloto do mundo capaz de produzir amônia a partir da biomassa de macrófitas, lidera um projeto que transforma um passivo ambiental em produtos de alto valor, como amônia, ureia e hidrogênio. Doutor em Química pela UFC, com pós-doutorado na Université de Nice, atua no PPG-Bionorte e coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação da UNIR. Suas parcerias com concessionárias de energia e suas contribuições para soluções limpas no setor hidrelétrico consolidam a UNIR como polo de inovação aplicada. O impacto científico, tecnológico e ambiental de seu trabalho justificam seu reconhecimento no Prêmio Fapero 2025.
Premiados na categoria Pesquisador Inovador
Marco Polo Moreno de Souza Premiado em primeiro lugar na categoria Pesquisador Inovador, é professor da UNIR em Ji-Paraná e se destaca pelo desenvolvimento da plataforma SimuFísica, que amplia o acesso de estudantes e professores a simulações, laboratórios virtuais e ferramentas experimentais de Física por dispositivos móveis. Doutor em Física pela UFPE e pós-doutor pelo CNAM (França), atua no MNPEF e lidera o grupo de pesquisa Estrutura da Matéria e Física Computacional. Coordena projetos financiados por CNPq, FAPERO e UNIR voltados ao aprimoramento da plataforma e à criação de seu primeiro laboratório remoto. Seu trabalho fortalece a integração entre ensino, tecnologia e pesquisa, democratizando recursos científicos e justificando sua premiação no Prêmio Fapero 2025.
Ewerton Rodrigues Andrade, premiado em segundo lugar na categoria Pesquisador Inovador, é doutor em Engenharia de Computação pela USP, professor de Ciência da Computação na UNIR e pesquisador no SIDIA. Atua em segurança da informação, criptografia e blockchain, com contribuições reconhecidas nacional e internacionalmente, incluindo o desenvolvimento do Lyra2 e avanços na tecnologia de Redactable Blockchain. Já colaborou com universidades e empresas de destaque e representou o Brasil no Encontro de Jovens Cientistas dos BRICS. Como docente, liderou ações de inovação, criou softwares registrados no INPI e coordena iniciativas de popularização científica. Sua produção reúne pesquisas, tecnologia e formação de novos profissionais, consolidando seu papel na área de segurança computacional na região amazônica.