Professora da UNIR representa Brasil no Fórum BRICS de Jovens Cientistas


Publicado em: 01/09/2022 10:45:25

Evento reúne jovens pesquisadores dos cinco países do bloco para intercâmbio acadêmico


600

A professora Carolina Watanabe, docente no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participa entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro do 7º Fórum BRICS de Jovens Cientistas (BRICS Young Scientists Forum – YSF), o fórum acadêmico dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A pesquisadora da UNIR foi selecionada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para representar o Brasil na área de projetos de pesquisa em Inteligência Artificial (IA).

Esta sétima edição tem como tema “Inspirar o potencial da juventude, moldar o futuro dos BRICS”. Organizada pela China, é realizada remotamente, devido ao impacto da Covid-19, e segue com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores dos países do bloco, fomentar a mobilidade de cientistas e a criação de novos grupos de pesquisa, bem como assessorar políticas para pesquisa.

Carolina Watanabe foi escolhida pela Academia Brasileira de Ciências, que indica pesquisadores para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que por sua vez coordena a participação da delegação brasileira. Na área para a qual foi selecionada, Inteligência Artificial, a professora apresentou, na tarde de terça-feira (30), seu estudo que aborda a aplicação da visão computacional e da IA para auxiliar nas análises de imagens de monitoramento médico (sistema de diagnósticos auxiliados por computador) e também em monitoramento ambiental (monitoramento de peixes por aplicativo).

Fórum BRICS de Jovens Cientistas - YSF 2022

Todos os anos, em conjunto com a Reunião de Cúpula dos BRICS, são realizadas atividades paralelas focadas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), o Fórum BRICS de Jovens Cientistas, que reúne jovens talentos dos cinco países do agrupamento para troca de ideias sobre estudos e pesquisas de interesse mútuo.

Cada país integrante do BRICS pode indicar até cinco participantes para cada uma das quatro áreas temáticas do evento: Tecnologia de baixo carbono, Biomedicina, Inteligência Artificial e Novos materiais, totalizando no máximo 20 participantes por país.

Durante o evento, esses especialistas e professores de comunidades acadêmicas dos cinco países-membros do BRICS têm a oportunidade estabelecer redes de contato entre si e aprofundar a colaboração para pesquisas de interesse mútuo. Além disso, o evento também apresenta aos líderes dos BRICS os resultados de pesquisas empíricas.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.