Publicado em: 30/04/2026 10:16:40
homenageado reconhece mais de 50 anos de contribuição ao patrimônio geológico de Rondônia
No dia 24 de abril, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) concedeu, em sessão solene do Conselho Superior Universitário (Consun), o título de Doutor Honoris Causa ao geólogo Amílcar Adamy, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o desenvolvimento das geociências no estado.
O título concedido pela UNIR destaca a trajetória de Amílcar Adamy e sua dedicação às geociências, além de evidenciar o impacto de seu trabalho na valorização do patrimônio geológico e na compreensão da história natural de Rondônia.
Na cerimônia, a reitora Marília Pimentel ressaltou o significado da homenagem, afirmando que “a Universidade Federal de Rondônia celebra uma trajetória que vai além do meio acadêmico e da pesquisa, mas pelo compromisso contínuo com a produção de conhecimento”.
A solenidade foi integralmente transmitida pelo canal oficial da UNIR no YouTube.
O homenageado - Durante sua trajetória acadêmica, Adamy cursou graduação em Geologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre 1967 e 1971. Em 1979, realizou formação em Fotointerpretação Aplicada à Geologia no Centro Interamericano de Fotointerpretação. Posteriormente, entre 1989 e 1991, fez especialização em Terrenos Sedimentares e, em 2005, concluiu o mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela própria UNIR.
Com ampla atuação profissional, Adamy desenvolveu atividades na área de geociências, com ênfase em cartografia geológica. Ao longo da carreira, trabalhou com temas como mapeamento geológico, disposição de lixo, garimpos auríferos e zoneamento ecológico-econômico. Ele atuou como geólogo no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) até 2024.
Durante a cerimônia, o homenageado também compartilhou uma reflexão sobre sua trajetória: “nesses 50 anos como geólogo descobri que a terra é muito mais que objetivo de estudo, ela é memória, sustento e futuro”.
Contribuições - O diretor Ariel Adorno de Sousa destacou a importância do trabalho de Adamy para a construção do conhecimento sobre Rondônia. “Enquanto geólogo, seu papel era vir para cá e nos mostrar como era nossa ancestralidade. O senhor, junto com o professor Vanderlei Maniesi e o professor Eliomar, conseguiu fazer essa síntese entre a universidade e o povo de Rondônia. Não tem como falar da história do estado sem citar o nome dessas pessoas”, afirmou.
Ariel também ressaltou a relevância das contribuições de Adamy para a ciência, mencionando sua participação na identificação de paleotocas na região. Segundo ele, Rondônia abriga a maior paleotoca do Brasil, com cerca de 676 metros de extensão, localizada em Vista Alegre do Abunã.