Egressa da UNIR é eleita reitora da UFTM


Publicado em: 28/03/2023 09:35:34

Marinalva Barbosa foi nomeada após consulta à comunidade universitária para a gestão 2023/2027


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) celebra a escolha da professora doutora Marinalva Barbosa Vieira para o cargo de reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Marinalva é egressa do curso de graduação em Letras (1999) e da especialização em Produção de Textos (2000) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e foi eleita em consulta à comunidade acadêmica da UFTM para gestão da instituição no período de 2023 a 2027. O resultado da consulta à comunidade universitária está disponível neste link.

“Ficamos muito felizes com a notícia da escolha da professora Marinalva para a reitoria da UFTM. Ao mesmo tempo em que representa a consagração de uma carreira pessoal e profissional de sucesso no magistério superior, também demonstra a força da nossa Universidade Federal de Rondônia, que tem formado profissionais reconhecidamente competentes e éticos nas mais diversas áreas, com muitos dos nossos alunos e ex-alunos alcançado lugares de destaque em suas áreas de atuação”, afirmou a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira. 

Marinalva Vieira é docente no curso de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Do tempo que se graduou na UNIR ela afirma que guarda as boas lembranças e os incentivos que recebeu. “Na graduação, eu me apaixonei pela ideia de universidade e por tudo o que ela é. Eu queria viver a universidade e me envolvi muito com a pesquisa, com a iniciação cientifica e com o movimento estudantil. Apesar da Universidade da década de 1990 não ter muitos recursos, a UNIR me incentivou naquilo que foi possível, incluindo os professores que me motivaram a seguir a carreira de docente”, lembrou Marinalva.

Segundo a professora, a opção pelo curso de Letras foi uma feliz aposta, e novamente foi a vivência na universidade que a ajudou a decidir por seguir na carreira de pesquisadora e docente do magistério superior. “No segundo período, eu descobri que gostava muito de Letras, que eu queria ser linguista e que eu adorava as teorias linguísticas. Na época, os professores estavam voltando de um doutorado na Unicamp e davam alguns ‘conselhos’ para quem quisesse seguir na pós-graduação, como tirar boas notas e participar de eventos científicos. E eu segui todos ao pé da letra com o proposito de ingressar também na Unicamp”, afirma Marinalva, que cursou mestrado (2004) e doutorado (2008) em Linguística na Universidade Estadual de Campinas.

A reitora eleita compôs a chapa vencedora da consulta à comunidade acadêmica com a professora Meire Soares Ataíde, docente do curso de Medicina, da disciplina de Dermatologia e chefe do serviço de Dermatologia da UFTM, que foi escolhida para o cargo de vice-reitora. O projeto de gestão das docentes destaca, além da expansão da universidade, a consolidação dos cursos mais recentes. “A UFTM é uma universidade antiga na área da Saúde, mas as engenharias e as licenciaturas, que são da época do Reuni, precisam de atenção do governo para conclusão dessa etapa e solidificação. E, claro, isso passa por uma questão de diálogo com o governo federal para disponibilizar mais orçamento para as universidades”, conclui.

A confirmação do resultado final do processo de consulta para reitoria da UFTM será formalizada pela respectiva comissão no dia 28 de março. Após, haverá reunião do Conselho Universitário (Consu/UFTM) para a formação da lista tríplice que será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) para a escolha da nova gestão pelo presidente da República. Para mais informações sobre a consulta, acesse aqui a página da comissão.

Marinalva Vieira Barbosa - é graduada em Letras (1999) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestra e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado no Laboratorio ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e à École Normale Supérieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon (LENS-LSH). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009) e atualmente é professora associada III do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM. Também foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/UFTM), no período de 2011 a 2015, e diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS/UFTM) no período de 2015 a 2019. Desde 2021 é coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/UFTM).

*Com informações da Assessoria da UFTM

**Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.