Estudo apontou contaminação da água em Ariquemes


Publicado em: 10/04/2023 09:35:44

Curso de Engenharia de Alimentos da UNIR analisou água de poços de diversos pontos da cidade


Foto_-_Gisele_Nogueira Um estudo realizado por pesquisadores do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, sobre qualidade da água no município apontou alto índice de contaminação da água dos poços domiciliares. Os resultados preliminares do estudo foram apresentados durante a Semana da Qualidade da Água, promovida pela Prefeitura de Ariquemes entre os dias 22 e 24 de março.

O estudo avaliou a qualidade da água coletada nos poços domiciliares de diferentes pontos do município de Ariquemes, e a análise revelou um alto índice de contaminação em 100% das amostras, o que aponta que a água utilizada pelas pessoas na localidade é imprópria para o consumo, afirmam os pesquisadores. As pesquisas foram realizadas no laboratório de microbiologia do curso de Engenharia de Alimentos da UNIR, seguindo metodologias propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As amostras de água dos poços analisadas no estudo apresentaram alta contaminação por bactérias patogênicas, especialmente Escherichia Coli (e.coli), maior responsável pelas Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar (DTHA), segundo estudos epidemiológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Foi um resultado alarmante, tendo em vista que muitas famílias consomem essa água contaminada, o que resulta em inúmeros malefícios para saúde”, avalia a professora Gisele Teixeira, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UNIR.

No estudo também foram analisadas amostras de água do sistema de abastecimento da cidade. Estas, porém, estavam de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O resultado completo da pesquisa foi divulgado por meio da Agência Municipal de Regulação (AMR), em parceria com a Águas de Ariquemes, no evento promovido pela prefeitura. O resultado do estudo realizado pelo curso de Engenharia de Alimentos será publicado de forma oficial em breve. “Foi uma semana muito produtiva e muito importante para toda a comunidade, pois abordou esse tema tão essencial para a vida de todos nós”, comentou o diretor-presidente da AMR, Marco Aurélio.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.