Roda de Conversa: O que é Movimento Feminista?


Data do Evento: 01/04/2023


GPAAMNo dia 1º de abril de 2023, às 16h, nas escadarias da UNIR Centro, tem início a segunda edição das Rodas de Conversa do projeto “Mulheres, histórias, arqueologias: Feminismos Cotidianos”. O evento contará com com transmissão ao vivo pelo Instagram no perfil @gpaam13, e o tema dessa primeira roda de conversa será "O que é o movimento feminista?".

A primeira edição do projeto ocorreu no ano passado (2022) e contou com 19 rodas de conversa, todas realizadas de forma híbrida (virtual e presencial), nas escadarias do prédio da UNIR Centro, com quatorze moderadores pesquisadores e/ou experienciadores dos temas. Devido ao sucesso do projeto e à correspondência do público participante, as organizadoras planejaram a segunda edição com novos temas a serem debatidos ao longo de 2023. 

Para participar da roda de conversa não é necessário realizar inscrição. Somente os interessados em obter certificação devem realizar as inscrições pelo Sistema Sigaa/UNIR, neste link, ou enviando um e-mail para juliana.santi@unir.br com os seguintes dados: CPF; passaporte (estrangeiras); nome completo; data de nascimento e e-mail.  

O projeto Mulheres, histórias, arqueologias: Feminismos Cotidianos

A ação está inserida dentro do Projeto de Pesquisa institucionalizado: “Corpos Femininos e Materialidades: Arqueologia Feminista na Amazônia Meridional”, sob coordenação da Professora Juliana Rossato Santi, dentro da linha de Pesquisa: Cultura Material, Conflito e Resistência: Arqueologia Histórica no sudoeste amazônico e do Grupo de Pesquisa CNPq: Arqueologia na Amazônia Meridional (GPAAM), vinculado ao Departamento de Arqueologia (Darq) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

Durante o desenvolvimento do evento, um questionamento foi a força motriz para sua escrita: “O que você já deixou de fazer na academia, profissionalmente ou em seu cotidiano, por ser mulher?”. Nesse sentido, a proposta dessa segunda edição da Roda de Conversa continua na expectativa de promover o diálogo e discussões conjuntas que possam gerar práticas cotidianas de luta contra as opressões que assolam corpos femininos. 

“A partir de uma perspectiva mais crítica, alguns problemas básicos foram aos poucos sendo evidenciados, dentre os quais a derrubada de uma suposta neutralidade científica nas pesquisas, assumindo-se a existência de constantes disputas de narrativas sobre as histórias de cada povo e lugar, desde os tempos mais remotos até o presente. Questionando e refletindo sobre nossas vivências, também questionamos e refletimos sobre o fazer arqueológico, na medida em que pode revelar como as análises feitas exclusivamente a partir da perspectiva da heteronormatividade, muitas vezes legitimam preconceitos modernos em nome do passado, percebido erroneamente, como simples e imutável”, afirma a coordenadora do projeto, professora Juliana Rossato Santi.

Acompanhe as ações do Grupo de Pesquisa Arqueologia na Amazônia Meridional através do instagram: @gpaam13.

Serviço 

Roda de Conversa 1 - O que é movimento feminista? 

Data: 01 de abril de 2023 às 16h 

Local: Escadarias da UNIR Centro

Carga horária: 8 horas  

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.