Observação do eclipse parcial do sol no Espaço Alternativo e live


Data do Evento: 14/10/2023


O Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia (CAR), grupo vinculado ao curso de Física da UNIR – campus de Porto Velho, realizará neste sábado (14) o evento gratuito de Observação do Eclipse Parcial do Sol, no Espaço Alternativo, a partir de 13h30. O evento é aberto a toda a população local e serão disponibilizados óculos especiais com proteção adequada para realizar a observação do eclipse com segurança – a observação a olho nu e sem equipamentos não é recomendada e pode até cegar.

Quem preferir também poderá acompanhar o fenômeno astronômico pela live “O céu em sua casa: observação remota - Eclipse anular do Sol” que será transmitida a partir das 10h30, no horário de Rondônia, pelo Youtube do Observatório Nacional (ON), neste link, em parceria com a NASA e o Time and Date.

A transmissão contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados na faixa de anularidade. O coordenador do CAR e docente da UNIR, professor Ariel Adorno, participará diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará, da live mundial de transmissão do fenômeno.

Na capital Porto Velho o fenômeno terá pouco mais de três horas de duração, iniciando volta das 13h43. O ápice será às 15h21, com finalização da visualização por volta das 16h45.

Eclipse anular – Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível em todo território do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o eclipse será visível como anular. Nos demais, será parcialmente visível.

Neste link, o professor Ariel e outros pesquisadores parceiros do CAR explicam detalhadamente o fenômeno, as orientações e as condições de visualização.

Outras informações sobre o fenômeno estão disponíveis no perfil do CAR no Instagram (@clubedeastronomia_).

Cuidado na observação – os astrônomos alertam a população que o ideal é fazer a observação com equipamentos e óculos apropriados. Não se deve olhar diretamente para o sol a olho nu e sem os equipamentos necessários, em hipótese nenhuma, pois poucos segundos de exposição inadequada podem causar danos irreversíveis na visão e até cegueira. Confira as orientações do CAR para observação segura:

O que é permitido utilizar:

- Use óculos especialmente projetados para observação solar que atendam às normas internacionais de segurança, como a ISO 12312-2. Verifique se os óculos estão em boas condições, sem arranhões ou danos.

- É possível utilizar filtros solares apropriados, como filmes de filtro solar, vidros de solda de grau específico (Nº14 ou superior) ou telescópios equipados com filtros solares.

O que NÃO PODE ser utilizado:

- Evite usar óculos de sol convencionais, pois eles não oferecem proteção adequada para a observação solar durante um eclipse.

- Não utilize materiais improvisados, como CDs, vidro escurecido ou películas fotográficas expostas, como filtros solares, pois podem não fornecer proteção suficiente.

- Nunca aponte câmeras, binóculos ou telescópios diretamente para o Sol sem filtros solares apropriados, pois isso pode causar danos permanentes aos equipamentos e, mais importante, à sua visão.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.