Mulheres na Engenharia: em busca de representatividade e protagonismo


Data do Evento: 28/03/2025


downloadO Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da Universidade (Daee) e o Departamento Acadêmico de Engenharia Civil (Daec) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), juntamente com seus respectivos centros acadêmicos, Caee e Caec, irão promover o evento "MULHERES NA ENGENHARIA: em busca de representatividade e protagonismo"A participação de mulheres e principalmente dos homens é fundamental para a construção de um futuro melhor. As atividades do evento serão realizadas no dia 28 de março, das 14h às 18h, no Auditório Prof. Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior - Sala 302-4H, no Campus UNIR de Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas neste link

O evento é uma ação de extensão realizada no mês de março, no qual se comemora o Dia da Mulher, e visa promover um espaço para encontro e debate sobre os desafios vivenciados pelas mulheres que atuam na Engenharia. Sendo historicamente uma profissão majoritariamente masculina, atualmente as engenharias possuem uma participação muito maior de mulheres. Entretanto, mesmo nos dias de hoje essas profissionais enfrentam problemas de assédio, preconceito e desvalorização. Além dos desafios tradicionalmente enfrentados por mulheres no mercado de trabalho, que envolvem defasagem salarial, a sobrecarga das responsabilidades domésticas que geralmente assumem, dificuldade de promoção e reconhecimento do seu trabalho em comparação com profissionais do gênero masculino e até mesmo o viés da maternidade, as mulheres que atuam no campo da Engenharia também precisam enfrentar os desafios de trabalhar com atividades socialmente estereotipadas como masculinas.

Apesar de todos os avanços e do significativo aumento da participação feminina nas universidades e no mercado de trabalho na área das Engenharias, a maioria das mulheres ainda não consegue atingir cargos de chefia ou gerência nas empresas, possuindo baixa representatividade entre aqueles que são responsáveis pelas principais tomadas de decisão. Dessa forma, os desafios enfrentados por essas mulheres raramente são discutidos e colocados em pauta, como será feito nesta ação de extensão. É importante ressaltar que, para conquistar avanços nesse sentido, é fundamental o interesse e a participação masculina nesses debates, afinal o machismo só poderá ser superado com a conscientização e colaboração de todos.

Como superar esses desafios? Quais são as principais ações que podem ser tomadas para melhorar a representatividade feminina nesses ambientes? Qual o melhor caminho para a busca não somente pelo respeito, mas também para que as mulheres tenham voz e ocupem lugares de protagonismo na Engenharia? Como esse aumento do protagonismo feminino contribui com a qualidade e aprimora o trabalho executado na Engenharia?

A programação conta com a composição de uma mesa de abertura e recepção com a presença da reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, da chefe do Daee, professora Priscila de Lima Vianna, da chefe do Daec professora Lívia Maria Palácio Ribeiro, da representante técnica do Daee, engenheira Larissa Samara Paula de França, da representante estudantil do curso de Engenharia Elétrica, presidente do Caee, Ana Líva Lobo Costa Rocha e da representante estudantil do curso de Engenharia Civil, coordenadora geral do Caec e diretora de gestão de pessoas na empresa júnior A5, Sara Evelyn de Oliveira Corneau.

Em seguida, haverá uma palestra intitulada "Elas Fazem Acontecer! Coragem, Talento e Muita Força" sendo realizada pela engenheira agrônoma Ana Cecília da Silva Mendes, representante do Coletivo de Mulheres da Fisenge, que também oferecerá o coffee-break do evento.

download (1)E para finalizar, acontecerá uma mesa redonda intitulada "Compartilhando experiências: iluminando caminhos para a construção de um futuro melhor" com mulheres engenheiras civis e eletricistas dando seus depoimentos de vivência profissional. As convidadas são:

  • Engenheira Eletricista Aniela Oliva Pereira Lobo Costa. Ocupante do cargo Supervisora de Planejamento e Programação da Manutenção na empresa Energisa;
  • Engenheira Eletricista Eloiza Costa Barros. Ocupante do cargo Engenheira de Processos na empresa Cargill Agrícola SA;
  • Engenheira Eletricista Elaine Aparecida de Lima Vianna. Ex-Gerente da Subestação Coletora de Porto Velho (Eletronorte);
  • Professora e Engenheira Civil Jayne Carlos Piovesan. Ocupante do cargo Docente/Coordenadora na empresa Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya;
  • Engenheira Civil Poliana de Melo Pessôa. Atuando no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes - DER-RO;
  • Engenheira Civil Samalei Luz Natal Malheiros da Silva. Ocupante do cargo Supervisora de Planejamento e Programação de Obras na empresa Energisa Rondônia.

MULHERES NA ENGENHARIA: em busca de representatividade e protagonismo

Inscrições: neste link

Data: 28/03/2025 (sexta-feira)

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório "Prof. Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior" - Sala 302-4H.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.