Seminário - A Atualidade da questão agrária na passagem dos 30 anos da resistência camponesa de Corumbiara


Duração do Evento: 20/11/2025 à 21/11/2025


Nos próximos dias 20 e 21 de novembro, grupos de pesquisa da UNIR e IFRO realizam o seminário A Atualidade da questão agrária na passagem dos 30 anos da resistência camponesa de Corumbiara.

O evento terá uma extensa programação de debates e lançamento de livros e reunirá vários pesquisadores de Rondônia, que têm estudado a temática agrária. Uma das debatedoras é a professora Helena Angélica de Mesquita, docente aposentada da Universidade Federal de Goiás (UFG) e estudiosa de Corumbiara e da Questão Agrária.

O Seminário é promovido pelos grupos de pesquisa Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/UNIR), História Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNIR), Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/Ifro) e Grupo de Pesquisa e Estudos Jurídicos (GPEJUR/UNIR).

O evento também é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS/UNIR), Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR (PPGG/UNIR), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIR), Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UNIR) Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), Departamento de Geografia (DGE/UNIR) e Comitê de apoio à Luta pela Terra – Rondônia.

A programação do dia 20 de novembro prevê uma homenagem aos mártires de Corumbiara, seguido de duas mesas de debate intituladas “30 Anos do massacre e resistência camponesa na fazenda santa elina em corumbiara” e “A criminalização da luta pela terra em Rondônia”. No dia 21 de novembro, haverá um cine debate com os filmes sobre o massacre de Corumbiara e a mesa de debate “A questão agrária em Rondônia e o avanço do agronegócio”. As mesas serão compostas por pesquisadores e estudiosos da Questão Agrária, advogados populares e representantes de Movimentos Sociais do campo.

Ainda no dia 21 de novembro, serão lançadas duas obras: Rondônia: questão agrária e memória da resistência camponesa de Corumbiara, publicada pela Edições Amazônia PPGG/UNIR e Temática Editora e Cursos, reunindo 15 capítulos que abordam o massacre de Corumbiara e as dinâmicas territoriais agrárias do estado; e o livro “Nossa primavera começa em agosto” (editora Dialética) de autoria da pesquisadora e militante Maria Estélia de Araújo.

Seminário - A Atualidade da questão agrária na passagem dos 30 anos da resistência camponesa de Corumbiara
Data: 20 e 21 de novembro, manhã e tarde
Local: auditório da UNIR Centro, Av. Presidente Dutra, 2965
Inscrições: neste link

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.