Duração do Evento: 13/03/2026 à 09/04/2026
O Departamento Acadêmico de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ji-Paraná, promoverá o minicurso de extensão “SimuFísica®: Simulações Interativas como Ferramenta Pedagógica no Ensino Fundamental”, voltado a professores da educação básica da rede municipal de Ji-Paraná. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Extensão SimuFísica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed).
O objetivo é capacitar docentes para o uso pedagógico de simulações interativas no ensino de Ciências, contribuindo para aulas mais investigativas, visuais e participativas, especialmente em atividades desenvolvidas em laboratórios de informática.
O curso será realizado presencialmente no LABEST da UNIR, Campus Ji-Paraná, entre 13 de março e 25 de junho de 2026, com carga horária de 15 horas e 75 vagas. A formação será ofertada em três edições ao longo do ano:
Edição I
Destinada a professores de Ciências do Ensino Fundamental II
Aulas semanais às sextas-feiras, no período da manhã
Datas: 13 de março a 17 de abril
Edição II
Destinada a professores de Ciências do Ensino Fundamental I (5º ano)
Aulas quinzenais às quintas-feiras, no período da manhã
Datas: 09/04, 23/04, 07/05, 28/05, 11/06 e 25/06
Edição III
Destinada a professores de Ciências do Ensino Fundamental I (5º ano)
Aulas quinzenais às quintas-feiras, no período da tarde
Datas: 09/04, 23/04, 07/05, 28/05, 11/06 e 25/06
As inscrições e mais informações estão disponíveis no SIGAA: https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3957. A ação de extensão é coordenada pelo professor Marco Polo Moreno de Souza, do Departamento Acadêmico de Física da UNIR, Campus Ji-Paraná.