Publicado em: 24/10/20
KEEP DISTANCE - Projeto da UNIR é finalista de programa da Samsung de capacitação online para empreendedores



Incorporando a realidade imposta pela pandemia da Covid-19 no mundo ao ambiente acadêmico e de inovação tecnológica, pesquisadores do curso de Ciência da Computação da UNIRcriaram o projeto 'Keep Distance', uma solução tecnológica de manutenção do distanciamento social.

O retorno gradativo de atividades presenciais e a comprovação de que evitar aglomerações é eficaz no combate à disseminação do coronavírus motivaram o tema do projeto de conclusão de curso escolhido por Victor Vieira, que expandiu a proposta aos colegas de curso Jéfferson Costa, Márcus Vinícius, Uthant Vicentin, e Wan Rocha, que  juntos idealizaram o 'Keep Distance'.

A proposta é que, através de sinais de GPS, wi-fi e Bluetooth, a ferramenta detecte o número de pessoas presentes em cada espaço, a distância entre elas e, quando fora dos padrões permitidos, dispare alertas de aglomeração e/ou falta de distanciamento. Isso dará ao usuário a possibilidade de escolher autra sala, laboratório, auditório, ônibus ou um horário diferente para evitar filas e realizar suas atividades presenciais indispensáveis.

O projeto conta com a participação do professor do Departamento de Ciência da Computação da UNIR, Ewerton Andrade, e está sendo aprimorada no Ocean Lab #3. “É uma solução tecnológica para, pelo menos, avisar as pessoas onde há aglomeração ou desobediência ao distanciamento. Nossa presença no Samsung Ocean traz uma visibilidade maior para o nosso estado, provando que boas ideias também saem de Rondônia e podem ganhar importância não só regional, mas nacional”.



O 'Keep Distance' é um dos 13 finalistas do Ocean Lab #3, programa de inovação da Samsung Brasil, que oferece capacitação empreendedora e tecnológica para a região da Amazônia Ocidental. As equipes finalistas recebem suporte de professores e profissionais da unidade de Manaus do Samsung Ocean com treinamentos, palestras, workshops e experiências de trabalho de campo.


A iniciativa dos pesquisadores da UNIR ganhou destaque em páginas que são referência em assuntos tecnológicos no Brasil.


 

Em programa de inovação da Samsung, startup de Rondônia desenvolve aplicativo que faz alerta paraaglomeração

 

Startup desenvolve aplicativo que faz alerta para aglomeração

 


A reportagem publicada pela página da Samsung traz a fala de Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na Área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, que diz:  “O projeto Keep Distance, de Rondônia, atende a uma demanda atual, mas com capacidade de promover melhorias para seus usuários mesmo com a flexibilização do distanciamento social, seguindo o propósito da Samsung de empoderar as pessoas por meio datecnologia”.

A análise do especialista incentiva, ainda mais, o empenho dos idealizadores e finalistas do projeto.

“Me sinto honrado por ter a oportunidade de participar de um programa desse porte que é o OceanLab, e, principalmente, levando o nome do nosso curso de Ciência da Computação e da UNIR, mostrando que somos capazes de nos destacarmos em cenário nacional”, disse Victor Vieira.



“A mentoria da Samsung Ocean Lab #3 fez com que eu enxergasse um novo  horizonte sobre os empreendimentos no Brasil. Os profissionais até o momento foram de grande valia neste processo de idealização/criação de nossa possível startup, abordando conceitos e didáticas ainda não vislumbradas pela maioria dos integrantes da equipe”, disseMárcus Vinícius.

“Todos estão se empenhando ao máximo para conseguir um bom resultado e levar uma boa impressão da UNIR e do curso de Ciência da Computação para fora do estado de Rondônia”, disse Wan Rocha.

“Estou aprendendo muitas coisas voltadas ao empreendedorismo, além do que já havia aprendido durante o curso de graduação. Todos da equipe estão muito engajados com  as atividades que estão sendo propostas pela equipe de profissionais do OceanLab #3”, finalizou Jéfferson Costa.


 

Página do projeto: http://ewerton.andrade.pro.br/project/keep-distance/




Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/