UNIR recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Rondônia por seus 40 anos


Publicado em: 27/06/2022 11:50:17


 

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) será homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) pelos seus 40 anos de fundação. A sessão acontece nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 15 horas, e reunirá a Reitoria da UNIR e diretores de núcleos e campi. A sessão solene será aberta à toda a sociedade. “Este é um reconhecimento importante para UNIR, que está comemorando 40 anos de serviços prestados à população de Rondônia, e de produção de conhecimentos e formação de profissionais para o nosso Estado. E este reconhecimento vir da instituição que representa o povo de Rondônia faz crescer o seu significado”, diz a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira.

A principal homenagem a ser feita na sessão solene pelos seus 40 anos, proposta pelo deputado estadual Alex Redano, presidente da ALE-RO, e pela deputada estadual Cássia Muleta, será a concessão da Medalha do Mérito Legislativo à Universidade Federal de Rondônia, o que foi definido por meio de Decreto Legislativo. A medalha é uma comenda concedida a instituições e mesmo a figuras que prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado de Rondônia, e tem concessão limitada em função de sua importância.

A UNIR está atualmente presente em oito cidades de Rondônia com campi instalados, alcançando todas as regiões do Estado. São cerca de 10 mil alunos em 58 cursos de graduação, 23 mestrados e cinco doutorados, e centenas de pessoas formadas todos os anos. Ao longo das suas décadas de atuação, as milhares de pessoas que passaram pela UNIR passaram a ocupar cargos de relevância na gestão de municípios, do Estado de Rondônia, e em empresas dos mais diversos setores de atividade, tanto locais como em outras regiões. Do mesmo modo, a pesquisa realizada pela Universidade tem contribuído ao longo dos anos para a melhoria da sociedade local, e as inúmeras ações de extensão realizadas impactam a sociedade de modo positivo e de maneiras mais variadas possíveis. A outorga da Medalha do Mérito Legislativo à UNIR reafirma a importância da instituição e o impacto positivo que a Universidade tem tido em Rondônia desde sua instalação em 1982.  

Com isso a Medalha de Mérito Legislativo concedida à UNIR por meio de sua reitora, professora Marcele Pereira, é direcionada a toda a comunidade acadêmica da UNIR, e às diversas gerações de servidores e alunos que contribuíram e contribuem nesta jornada. “Nossa Universidade é a única pública em Rondônia e, além de formar profissionais qualificados, produz conhecimentos e tem papel social fundamental para Rondônia e especialmente para sua gente. É de fato um grande orgulho ser parte da UNIR e perceber o quanto a instituição avançou e o quanto, com o empenho sério e comprometido de todos, é possível seguir adiante, oferecendo cada vez mais à gente de Rondônia”, comemora a reitora Marcele Pereira.

Além das medalhas concedidas à Universidade e à sua reitora, também serão homenageadas as unidades da UNIR, com Voto de Louvor, uma vez que a instituição tem atuação em todo o Estado e em diversas áreas do conhecimento. Os oito campi, em Guajará-Mirim, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Presidente Médici, além da Capital, Porto Velho, serão concedidos votos de louvor à unidades acadêmicas. No caso de Porto Velho, receberão os votos de louvor os núcleos acadêmicos: Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa), Núcleo de Tecnologia (NT), Núcleo de Saúde (Nusau), Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e o Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (Ncet). As entregas das homenagens serão feitas aos diretores de cada campus e núcleo.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.