UNIR realiza audiência pública sobre Hospital Universitário


Publicado em: 28/06/2022 16:50:36


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vai realizar no próximo dia 1º de julho, sexta-feira, audiência pública para apresentar à sociedade rondoniense a situação em que se encontra a iniciativa pela construção do seu Hospital Universitário (HU). Entre os objetivos da audiência pública, como explica a reitora Marcele Pereira, está a necessidade de reunir lideranças de todos os setores rondonienses, entre eles gestores públicos e representantes parlamentares, para encontrar os melhores caminhos para avançar na proposta.

Com a audiência pública a UNIR vai expor à sociedade rondoniense os desafios que há pela frente, pois a retomada do tema hospital universitário implica em um alto investimento, como é necessário para viabilizar um hospital com previsão de pelo menos 200 leitos, caso do HU da UNIR. Tornar isso possível passa pela efetiva participação da sociedade neste objetivo, assim como de gestores e representantes parlamentares de Rondônia, tanto em nível estadual como federal. “Ainda que a Universidade esteja no centro destas tratativas, não é uma questão que seja possível de ser resolvida exclusivamente pela UNIR. É preciso que haja a participação e empenho de todos os entes públicos de nosso Estado. Trata-se de um trabalho que para ser efetivado precisa de uma ação coletiva e coordenada.”, explica a reitora.

A audiência pública, que está marcada para acontecer a partir das 9h da sexta-feira, 1º/07, será na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO), e aberta à toda a sociedade. Nela será exposto o histórico das iniciativas já realizadas visando a implantação do HU, e as dificuldades enfrentadas para sua efetivação. A audiência será um espaço aberto para manifestações da sociedade.

A construção de um hospital universitário, que possui características bastante específicas, e que poderá ser apoio importante para a rede pública de saúde, necessita de envolvimento de todos os setores. “A UNIR tem necessidade de um HU para a formação de profissionais de saúde com cada vez maior capacitação. Isso significa melhor atendimento à sociedade de Rondônia. No entanto, os recursos necessários superam a capacidade de investimento da Universidade, por isso a necessidade de envolvimento de todos os setores nesta tarefa”, esclarece a reitora.

A necessidade de um hospital universitário se coloca à Universidade desde a implantação dos cursos da área de Saúde, há cerca de duas décadas. “Os cursos da área de Saúde têm absoluta necessidade de práticas para a formação de profissionais, e um HU tem a capacidade de atender a todas estas áreas, pois hoje a nossa Universidade forma, além de médicos, enfermeiros, psicólogos, e educadores físicos”, avalia o diretor do Núcleo de Saúde da UNIR e membro dos Conselhos Superiores da Universidade, professor Antônio Coutinho Neto. No mesmo sentido se posiciona o chefe do Departamento de Medicina (Depmed), professor José Carlos Coutinho, para quem “uma unidade hospitalar com foco na formação de médicos e demais profissionais de saúde garantirá ainda maior qualidade no ensino, e o reflexo disso estará nos serviços que os formados oferecerão à população de Rondônia”.

A retomada tem o necessário apoio da Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que gere hospitais universitários em todo o país e tem a capacidade técnica tanto para a proposição do projeto mais adequado para as necessidades e capacidades locais, como para a gestão, em conjunto com a UNIR, do HU quando implantado. O presidente da entidade, que já vem atuando junto com a Universidade, confirmou presença na audiência pública para detalhar os passos serem seguidos e o tamanho do desafio que se coloca para todo o estado de Rondônia para a implementação de um HU.  

A Universidade convidou para a audiência pública todas e todos as deputadas e deputados federais e senadores que compõem a bancada federal de Rondônia, e deputadas e deputados estaduais, o Governo do Estado, prefeitura de Porto Velho e representantes de entidades representativas de todos os setores. “O funcionamento de um HU é fundamental para a formação de profissionais de saúde em nosso Estado, ao mesmo tempo em que se busca o melhor modo de inserir uma nova unidade de saúde na rede já existente, tanto municipal como estadual. Trata-se de ação da maior importância para todos os setores da nossa sociedade, e que para seguir adiante precisa da ação efetiva de todos. É isso que vamos tratar, juntos, nesta audiência pública, e temos certeza que nossos representantes estarão empenhados em avançar a construção do hospital universitário”, finalizou a reitora Marcele Pereira.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.