Homenagem à UNIR pela Assembleia Legislativa de RO reconhece trajetória e relevância da Universidade


Publicado em: 04/07/2022 21:34:06


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi homenageada em sessão solene pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) na última semana, na quarta-feira, dia 29. Foram concedidas à UNIR a Medalha do Mérito Legislativo e Voto de Louvor em reconhecimento à sua relevância para a população e para o Estado de Rondônia ao longo de seus 40 anos, que são comemorados neste ano de 2022. As unidades acadêmicas da UNIR em Porto Velho e os campi da Universidade no Interior do Estado, representadas pelos seus diretores e diretoras, receberam Votos de Louvor como homenagem na mesma sessão solene. "Foi de fato uma honra receber da Assembleia Legislativa, a entidade que representa o povo de Rondônia, esta homanagem para a UNIR. Sabemos ser justo o reconhecimento, o que muito nos envaidece. Um reconhecimento que não é apenas das pessoas que estão agora na Universidade, mas todas as gerações que tanto fizeram e fazem muito pela única Universidade de Rondônia", comemorou a reitora Mrcele Pereira, que também foi agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo na mesma sessão.                                                                       

Representando os campi e núcleos da UNIR foram homenegados com Voto de Louvor o professor Gabriel Vilardi, diretor do Campus de Guajará-Mirim; professora Márcia Ângela Patrícia, diretora do Campus de Ariquemes; professor Lenílson Sérgio Cândido, diretor do Campus de Ji-Paraná; professor Clodoaldo Freitas, diretor do Campus de Presidente Médici, representado pela vice-diretora, professora Eliane Leite; professor Cleberson Loose, diretor do Campus de Cacoal, representado pelo vice-diretor, professor Denny Mesquita; professora Gilmara Yoshihara Franco, diretora do Campus de Rolim de Moura, representada pela vice-diretora, professora Evelyn Andrade; o professor Claudemir da Silva Paula, diretor do Campus de Vilhena; professor Ariel Adorno, diretor do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (Ncet); professora Walterlina Brasil, diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NCH); professor Marcus Vinícius Xavier, diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa); professor Antônio Coutinho, diretor do Núcleo de Saúde (Nusau); e o professor Petrus de Luna Pequeno, diretor do Núcleo de Tecnologia (NT). 

Nas falas realizadas na sessão solene foi apontado o papel da UNIR na produção de conhecimento e principalmente na formação de profissionais dos mais diferentes setores, e os impactos que isso tem significado para Rondônia ao longo de sua existência como Estado. O vice-reitor, professor Juliano Cedaro,  destacou o fato de que em todas as áreas há, atualmente, pessoas formadas pela UNIR atuando como gestores. "Isso é uma realidade quando se olha para instituições como os Ministérios Públicos Federal e Estadual, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado, para os nossos municípios e para as empresas e indústrias de Rondônia. A UNIR formou e segue formando as pessoas que estão nos mais importantes postos de Rondônia. Este é o tamanho do impacto e importância da Universidade, que também produz conhecimentos fundamentais para a tomada de decisão e implementação de políticas públicas em nosso Estado."

O ex-reitor da UNIR, José Dettoni, o primeiro eleito por meio de consulta à comunidade acadêmica, ainda na década de 1980, representou todos os ex-reitores na sessão solene. Em sua fala o professor Dettoni relembrou os momentos iniciais da UNIR, suas instalações primeiro na região central de Porto Velho e a mudança para o campus na BR-364, a criação dos campi no Interior do Estado, e todos os desafios enfrentamos. "Não foram poucas as dificuldades, desde as mais cotidianas, com a infraestrutura que estava sendo implantada, até os desafios com a fixação de professores e pesquisadores tão necessários a uma universidade. Mas os desafios foram sendo superados e outros surgiram", contou o ex-reitor, que concluiu: "Não nos esqueçamos que a Universidade é a luz do mundo, e precisamos cada vez mais da luz do conhecimento produzido nas e pelas universidade".           

A reitora Marcele Pereira falou da alegria e, principalmente, da honra para a UNIR em receber a homengem feita pela Assembleia Legislativa de Rondônia. "É justo o reconhecimento à nossa Universidade, pois sabemos do caminho percorrido e dos desafios que ainda estão à nossa frente para seguir cumprindo com nosso papel", disse a Reitora, que também lembrou das dificuldades enfrentadas não apenas pela UNIR, mas todas as Universidades brasileiras. "Estes 40 anos da UNIR celebram a grande vontade de fazer acontecer a Educação. Nosso Estado, junto com todas as suas instituições, também estava se constituíndo há 40 anos. Entre estas instituições estava a única Universidade pública e gratuita de Rondônia. Isso só reforça a importância da Educação de qualidade para o desenvolvimento, e sabemos da importância do que fazemos diariamente na nossa instituição, e dos impactos que vão além da formação de profissionais para Rondônia e para o Brasil. Sei dos desafios enfrentados diariamente para termos garantida a autonomia da nossa UNIR, para garantir a presença dos alunos dentro da Universidade. Sabemos das necessidades por mais servidores para melhor atender a nossa comunidade, pois para fazer educação pública, gratuita e de qualidade, precisamos garantir políticas públicas que façam a diferença".

A reitora da UNIR ainda prosseguiu chamando a sociedade para estar junto à Universidade e fortalecer a instituição: "Aqui, na Casa do Povo, não posso deixar de reforçar a importância de políticas que nos façam avançar rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, e para isso a Universidade tem papel primordial. Hoje carecemos de uma política pública nacional que possa garantir a pemanência de nossos alunos na Universidade. A descintinuidade das políticas educacionais em âmbito nacional nos fere, pois nos tira o direito de oferecer melhores condições aos nossos alunos. Esta descontinuidade está presente nos bloqueios de recursos para a Educação, e isso faz diferença para a nossa instituição. Nós não conseguimos atuar dignamente por não termos servidores suficientes, por não termos recursos suficientes. A UNIR não é só uma instituição de ensino, de pesquisa e de extensão. A UNIR é uma instituição que muda a vida das pessoas, que dá direito ao ensino, ao emprego, a uma vida melhor. Esta instituição precisa ser respeitada, precisa ser valorizada, e isso a gente não consegue sem a participação da sociedade, sem estarmos juntos nos apoiando. Por isso estamos aqui agradecendo muitíssimo a esta homenagem, e também fazendo um apelo para aqueles que podem ajudar a Universidade Federal de Rondônia a seguir crescendo como uma instituição sólida, útil, que muda a vida das pessoas".

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.