Publicado em: 14/07/2022 17:04:24
O artigo de autoria do professor Allysson Viana Martins, docente de Jornalismo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Mídias Digitais e Internet (MíDI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), discute a função social do jornalismo a partir da análise do seriado After Life da Netflix.
Segundo o autor, “a função do jornalismo na sociedade atual passa por reconfigurações que poucos ainda conseguem compreender, no âmbito acadêmico ou profissional” e esses aspectos foram tratados no texto do artigo a partir da análise da produção da Netflix.
A série é ambientada em uma cidade pequena e interiorana do Reino Unido e mostra o cotidiano de uma redação jornalística impressa fictícia, a Gazeta de Tambury. Este é o cenário criado para abordar questões acerca da função social do jornalismo, incluindo seus aspectos éticos e o cotidiano da prática jornalística, como: função social de um produto jornalístico; jornalismo como empresa; e rotina produtiva de um jornal.
Além dos aspectos logísticos, administrativos, profissionais e deontológicos, retratados na série, e que se assemelham à rotina de jornalistas do mundo real, AllyssonMartins destaca ainda, como conclusão do estudo, “um eixo mais geral problematizado pela série e observado na realidade: o esforço individual e diário dos profissionais para que o jornalismo se renove”, principalmente na busca de pautas e perspectivas para o jornalismo local.
“De qualquer forma, é uma importante iniciativa (e ficcional, o que amplia o público atingido para além dos jornalistas profissionais) no sentido de discussão acerca da função social do jornalismo, sobretudo o impresso, na atualidade”, conclui o autor.
Veja abaixo o vídeo que o MíDItambém produziu sobre o estudo.