Seminários de extensão e formação em extensão acontecem nos dias 3/08 e 5/08


Publicado em: 29/07/2022 20:40:50


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), o VI Seminário de Extensão e V Seminário de Formação em Extensão, que acontecem no dia 3 de agosto, no Campus de Porto Velho, e no dia 5 de agosto, no Campus de Ji-Paraná. Nos eventos, que são abertos ao público em geral, serão apresentadas parte das atividades de extensão promovidas pela UNIR a fim de compartilhar experiências e garantir canais de diálogos entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

A extensão compreende as ações realizadas pela universidade junto à comunidade externa. Dessa forma, esta iniciativa pretende também refletir e avaliar a extensão, valorizando os seus princípios e o seu papel enquanto produtora de conhecimento, bem como sua indissociabilidade com as atividades de pesquisa e com o ensino no âmbito acadêmico.

Em Porto Velho o seminário será realizado no auditório Paulo Freire, das 8h às 18h, e em Ji-Paraná, no auditório da biblioteca do Campus, também das 8h às 18h.

VI Seminário de Extensão

O Seminário de Extensão concentra sua programação no período da manhã, tanto no dia 3, em Porto Velho, quanto no dia 5 de agosto, em Ji-Paraná. O objetivo é criar um ambiente de publicização e integração das propostas de extensão circuladas e realizadas na UNIR. Na ocasião serão apresentados e discutidos os resumos das atividades de extensão universitária fomentadas pelo Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (Pibec/UNIR).

Entre os temas a serem apresentados no evento de Porto Velho estão projetos de extensão que promovem o acolhimento e ensino de língua portuguesa para imigrantes; divulgação científica por meio da itinerância das coleções biológicas da UNIR e do uso de redes sociais (Instagram); oficina de teatro e literatura em escolas da rede pública; entre outros.

Já no Campus de Ji-Paraná serão discutidos projetos de extensão voltados para ensino de História; experimentação e aulas práticas no ensino de Química; alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social; parceria com a entidades assistenciais; e divulgação científica por meio das redes sociais, entre outros.

V Seminário de Formação em Extensão

O período da tarde é reservado ao Seminário de Formação em Extensão, que terá a mesma programação para os dois campi. Além de ser uma vitrine das propostas de extensão realizadas pela UNIR, visa também discutir conceitos, concepções, políticas e ampliar a inserção da produção cultural, científica e artística da Universidade em sociedade.

Neste ano o Seminário de Formação em Extensão será dedicado ao “Projeto UNIR Empreendedora: Tecnologia Social, Universidade e Sociedade” e apresentará para discussão projetos de extensão de empresas juniores; das incubadoras universitárias aliadas à economia solidária e coletivos populares; do Palomakoba (ação de extensão com recursos privados); e de fomento de uma cultura empreendedora em Rondônia.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.