UNIR mantém medidas de apoio e orientação à sobre saúde mental


Publicado em: 21/10/2022 17:16:38


O dia 10 de Outubro foi instituído como Dia Mundial da Saúde Mental. Aderindo à campanha com o intuito de dialogar com a comunidade acadêmica sobre os cuidados necessários à manutenção da saúde mental e de combater preconceitos e a discriminação que eventualmente ocorre contra pessoas que apresentam algum transtorno ou doença, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga as medidas de apoio, orientação e promoção da saúde mental disponibilizadas à comunidade universitária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia da Covid-19 provocou uma crise global para a saúde mental e estima que houve um aumento superior a 25% nos casos de ansiedade e depressão em 2020. “No ambiente universitário, onde também enfrentamos e ainda combatemos os efeitos da pandemia, a rotina e as exigências da vida acadêmica, que não são poucas e tampouco simples, muitas vezes acabam por trazer impactos na saúde de estudantes e trabalhadores. E com o retorno pleno às atividades presenciais, muitos dos problemas vivenciados anteriormente também retornaram e de forma mais intensa”, observa o vice-reitor, doutor em Psicologia, professor Juliano Cedaro.

A falta de acesso e de atendimento de qualidade, o estigma e a discriminação continuam sendo barreiras à inclusão social de pessoas com problemas de saúde mental, sobretudo para aquelas mais expostas ou mais vulneráveis. Contudo, “crises emocionais, surtos psicóticos, assim como atritos e até atos de violência, não deixaram de existir quando estávamos estudando ou trabalhando de casa. Entretanto, havia menos exposição e menos divulgação”, pontua Cedaro.

Houve recentemente no campus de Porto Velho relatos de condutas inadequadas praticadas na unidade, e como a maioria dessas situações envolve pessoas com suspeita de transtornos mentais, a Universidade teve o cuidado de oferecer apoio às pessoas envolvidas, em articulação com a rede local de assistência psicossocial. Embora a Administração Superior não tenha recebido até o momento nenhum boletim de ocorrência relatando fatos, em situações dessa natureza, cabe à Instituição orientar servidores, acadêmicos e terceirizados sobre os procedimentos a serem adotados para situações de crises. Além disso, dentro dos parâmetros do Regimento Geral, tramitam-se processos sobre procedimentos administrativos visando averiguar os acontecimentos e dar uma resolutividade efetiva para os problemas relatados.  

Em casos de pessoas em surtos psicóticos, a orientação é acionar o Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pelo número de telefone 192, e em qualquer situação de ameaça à vida deve-se recorrer aos Bombeiros (193) ou à Polícia (190), como ocorre em qualquer ambiente da sociedade. A gestão solicita também a colaboração da comunidade na comunicação por escrito dos acontecimentos atípicos.

 

Ações permanentes de atenção à saúde mental

Com foco na atenção à saúde mental para a comunidade acadêmica, a UNIR mantém ações de acolhimento e atendimento de estudantes, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) e há atenção constante aos servidores por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), unidade vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Prad). Além disso, o Serviço de Psicologia Aplicada, uma Clínica-Escola vinculada ao Núcleo de Saúde também presta atendimentos a pessoas da comunidade que precisam de apoio emocional ou tratamento psicológico, mas não têm condições de recorrer à rede particular.

“Em relação aos estudantes, nossa principal preocupação, a Procea mantém o Serviço de Apoio Psicossocial (SAP) para atendimento aos alunos regularmente matriculados. Nele é realizado o acolhimento o atendimento psicossocial preventivo e são fornecidas informações e orientações aos estudantes sobre e no contexto da Universidade”, explica a pró-reitora da Procea, professora Lorena Andrade.

 

Adoção de novas medidas

Outros procedimentos e medidas têm sido adotados internamente para ajudar a comunidade acadêmica a lidar com possíveis situações desencadeadas por problemas de saúde mental, não apenas em Porto Velho como nos demais campi da UNIR.

Cursos e capacitação - A primeira delas foi a realização de um curso, entre os dias 10 e 14 de outubro, sobre assédio moral, que contou com a participação de 30 servidores, entre gestores e pessoas que atuam em setores estratégicos como Ouvidoria, Corregedoria e Comissão de Ética. O curso foi ministrado por uma empresa especialmente contratada para essa formação, e o objetivo é capacitar os participantes sobre procedimentos preventivos e de enfrentamento de situações de assédio moral. Também ocorreu recentemente (dia 29/09), no canal da UNIR no Youtube, a roda de conversa “Saúde Mental na Universidade”, entre outras várias atividades desenvolvidas pela DGP na campanha Setembro Amarelo.

Ainda no âmbito de disponibilização de informações e capacitação, destaca-se que no próximo dia 27 de outubro haverá a roda de conversa “Assédio no contexto acadêmico: como identificar e formas de enfrentamento”, que também será transmitida pelo canal da UNIR no Youtube. E a Propesq promoverá no dia 7 de novembro, no primeiro dia do Seminário do Pibic 2022, uma palestra com o tema "Ética e Saúde Mental: Reflexos nas Relações Acadêmicas", seguida de uma mesa redonda, contando com profissionais locais, da USP e da Ufac.

Reestruturação - Em relação à estrutura interna, tramita nos Conselhos Superiores um processo para estabelecimento do regimento da Corregedoria da UNIR, que possibilitará uma melhor estruturação do serviço. Outro ponto é que a Ouvidoria, que funciona atualmente na UNIR-Centro, passará em breve a funcionar também no Campus de Porto Velho, facilitando o acesso e contato dos usuários.

Serviços - A Procea está articulando a retomada de projetos de apoio em saúde mental que foram suspensos no período da pandemia para que sejam reativados pelos respectivos coordenadores.

Por fim, o Serviço de Atendimento Psicossocial (SAP) permanece com o atendimento psicossocial voltado a estudantes matriculados em todos os cursos da UNIR. Os contatos do SAP são o e-mail sap@unir.br o WhatsApp (69) 99900-8783 e o telefone (69) 99315-3255.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.