UNIR disponibiliza à comunidade universitária 30 mil títulos de ebooks


Publicado em: 16/02/2023 19:36:55


Alunos, professores e servidores técnicos têm acesso a quatro plataformas, e equipes de bibliotecas universitárias estão sendo treinadas 

A Universidade Federal de Rondônia concluiu nos últimos meses de 2022 a inserção de quatro plataformas de bibliotecas digitais no seu próprio sistema de bibliotecas, e desde então estão disponíveis para toda a comunidade universitária 30 mil títulos em todas as áreas do conhecimento. O vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, que esteve à frente do processo de seleção e aquisição das plataformas destaca os vários ganhos para a comunidade da UNIR: “O acesso facilitado aos títulos, a atualização de todo acervo bibliográfico, além da facilidade na gestão do acervo e a economia de recursos são os avanços mais evidentes”.

Com a implementação das plataformas digitais o acesso ao acervo está também sendo democratizado, pois passa a não haver um limite de exemplares que podem estar em utilização ao mesmo tempo. Os 30 mil títulos estão distribuídos nas plataformas Minha Biblioteca (11 mil títulos), Ebsco (299 títulos), Biblioteca Virtual Pearson (13 mil títulos), além dos ebooks que já vinham sendo disponibilizados por meio da Springer Nature (4,8 mil títulos). A decisão por ter à disposição várias plataformas de bibliotecas digitais foi tomada para garantir a maior cobertura possível das páreas do conhecimento. “Para que esta decisão fosse tomada houve consultas às unidades acadêmicas, especialmente aos departamentos e coordenações de cursos, até que se tivesse claro quais os serviços que melhor atenderiam o que a nossa Universidade demanda a partir de seus PPCs”, explicou o vice-reitor, professor Juliano Cedaro.

Como acessar -Os usuários (alunos e servidores) dos oito campi da UNIR podem acessar as quatro plataformas digitais por meio do Sistema Sigaa/UNIR, utilizando usuário e senha, em seguida acessando a opção Biblioteca e, após isso, a opção “Biblioteca Digital”.Como as plataformas são diferentes, o acesso a cada uma delas é feito individualmente, mas as funcionalidades, na sua maior parte, incluem a possibilidade de leitura online, com diversos recursos e acessibilidade, além deimpressão e/ou download das obras para leitura offline.

O acesso às plataformas Ebsco e Springer é totalmente aberto a todos os membros da comunidade acadêmica: alunos, docentes e técnicos, por meio do Sigaa. Já os títulos disponíveis nas plataformas Pearson e Minha Biblioteca serão dispnibilizados aos estudantes de acordo com seleção feita pelos docentes para as atividades que estiverem sendo realizadas, também por meio do Sigaa, seja para cursos de graduação, pós-graduação, e mesmo em caso de outras atividades. 

“Com essas aquisições conseguimos disponibilizar novas fontes de pesquisa para os alunos, com títulos recentes e atualizados que contribuem também para a atualização dos projetos pedagógicos e, consequentemente,para a melhoria dos conceitos de avaliação dos cursos de graduação e para a pós-graduação da nossa UNIR”, destaca a professora Marcele Pereira. A reitora da UNIR ainda destacou o permanente esforço na busca por “alternativas por serviços que ampliem os serviços para a comunidade universitária e, do mesmo modo, por recursos para tornar possível implementar tais soluções na UNIR”.

Divulgação nos campi do interior – Com a implementação das plataformas de bibliotecas digitais na UNIR, as equipes de servidores de todo o sistema de bibliotecas da Universidade – atualmente oito, localizadas em cada um dos campi – estão recebendo treinamento e orientações sobre como facilitar a utilização pelos usuários. A apresentação da plataformas aconteceu já em novembro de 2022, quando a então diretora da Biblioteca Central da UNIR, Marina Girard, esteve em todos os campi reunida com servidores e as direções da bibliotecas setoriais.

Nas próximas semanas serão realizados os treinamentos e orientações, como explicou a nova diretora da Biblioteca Central, professor Rosilene Agapito, o que reunirá todos os servidores do sistema de bibliotecas da UNIR e acontecerá de modo online. Após isso, ao longo das primeiras semanas de março, as apresentações e orientações serão realizadas diretamente com os usuários, com as equipes indo até salas de aula e reunindo estudantes e servidores. “O que buscamos agora é mostrar as funcionalidades e, especialmente, as facilidades e ampliação de oportunidades que as bibliotecas digitais adquiridas pela nossa Universidade oportunizam. É fundamental que tanto servidores como alunas e alunos possam se familiarizar com o sistema, e conhecer como os títulos serão indicados e disponibilizados pelos professores, e quais são de acesso irrestrito”, explicou Agapito.

Fonte: UNIR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.