UNIR realiza projeto de extensão na comunidade Vila Princesa


Publicado em: 24/02/2023 16:50:38


IMG-20230223-WA0012-01-jpegO Departamento Acadêmico Letras Vernáculas (DALV) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizou um projeto de ação extensiva com docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira, localizada na Vila Princesa, bairro ao lado do Campus da UNIR em Porto Velho. As atividades realizadas são todas parte do curso Método Natural de Ensino, Competências e Habilidades Socioemocionais, ocorrido nos dias 23 a 24 de fevereiro de forma presencial. Além dos professores da escola municipal da Vila Princesa outros profissionais de Educação, docentes, alunos de graduação e  pós-graduação, além de pessoas da comunidade, em especial moradores do bairro, também participaram.

"A importância da realização deste projeto é cumprir o que pede a ação extensiva, fazendo valer um do tripé, tão necessário para que a universidade faça valer a sua existência, por meio da extensão. Na sequência, garantir a comunidade menos favorecida e mais distante dos centros devem ser atendidas, tanto quanto a aquelas que estão no entorno do campus”, afirma o coordenador da ação, o professor José Flávio da Paz, do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE-UNIR).

Na programação foram inclusas no atividades como palestras, minicursos, oficinas e exposições de recurso de ensino-aprendizagem à luz do Método Natural de Alfabetização. As temáticas das ações foram Didática, Currículo e Planejamento Escolar Participativo e Cidadão; e Educação inclusiva e competências socioemocionais na formação docente, ministradas pelos professores José Flávio da Paz e Lucicleia Lima de Souza.

IMG-20230223-WA0021-01-jpeg No segundo dia as docentes Charlliene Lima da Silva e Jane Lucia Ferreira, ambas mestrandas do PPGE da UNIR, ministraram palestras sobre Elaboração de recursos de aprender-ensinar por meio do Método de Alfabetização Natural; A ambientação de Estimulação: Ensino-Aprendizado e autoidentificação; e Sugestões de Materiais para Desenvolvimento da aprendizagem.

 O projeto foi adotado como ação colaborativa, expositiva e dialogada, com trabalho em grupo e construção de recursos de ensino na perspectiva do método natural de letramento, alfabetização e numeramento, facilitando o processo de aprendizagem, com o objetivo de que os alunos assimilem o conteúdo de modo mais interativo, integrado e lúdico.

Para a coordenação do projeto, a expectativa é de que seja garantida a formação continuada crítica, cidadã e, que os participantes se conscientizem do seu papel de corresponsáveis no desenvolvimento local, perpassando pela empatia, a resiliência e a sensibilidade para com as diferenças e o respeito a diversidade socioeconômica, histórico-social, étnica, de crença e de gênero na escola e para além dela.

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