Mobilidade Acadêmica - Estudantes de graduação podem fazer parte do curso em outra Universidade


Publicado em: 28/02/2023 10:32:11


banner Acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica têm até o dia 31 de março de 2023 para fazer a solicitação junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), órgão que coordena o programa na UNIR e é responsável pela seleção. 

O programa de mobilidade acadêmica permite que os estudantes selecionados cursem até dois semestres letivos em outra Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Brasil que também participe do programa. Em caráter excepcional e a critério das instituições envolvidas, o prazo pode ser prorrogado por mais um semestre. 

É importante destacar que este convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as instituições e que, após a conclusão dos dois períodos letivos na IFES receptora, o aluno retorna para concluir o curso na universidade de origem. 

Entre as vantagens da mobilidade acadêmica destaca-se o intercâmbio de conhecimento possibilitado ao cursar disciplinas que não são ofertadas regularmente no curso de origem, ampliando, dessa forma, as experiências e a formação acadêmica do aluno. “Outro ponto importante a destacar é que se estabelecem contatos com instituições federais e internacionais. Com isso, os alunos passam a conhecer e acompanhar o andamento do semestre dos cursos, o que permitirá uma melhor adaptação para cursar futuramente uma pós-graduação nas instituições que os acolheram para a mobilidade”, destaca o coordenador do Programa de Mobilidade Acadêmica na UNIR, professor Ciro Egoavil Montero. 

Foi o que aconteceu com o estudante Adailton Braga Júnior, que estudou Engenharia Civil na UNIR no período de 2014 a 2019. Em 2018 ele participou do Programa de Mobilidade Acadêmica e cursou um semestre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A experiência lhe proporcionou conhecer a estrutura da instituição e hoje ele está concluindo o mestrado em Engenharia Elétrica na UFSM e já foi aprovado para cursar doutorado no mesmo programa. “O principal [dessa experiência] foi a própria vivência, a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e também a realidade de outras universidades, a estrutura e as possibilidades de estudo”, afirma Adailton. 


Como participar  

Para participar do programa de mobilidade acadêmica, o aluno dever ter concluído ao menos 20% por cento da carga horária de integralização do seu curso de origem e não pode ter mais de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.  

Considerando o contexto atual, que ainda sofre impactos da pandemia e do ensino remoto, a Prograd recomenda aos discentes que contatem previamente a IFES na qual tenham interesse em cursar disciplinas em mobilidade, verificando o calendário acadêmico vigente, a oferta de vagas para o programa nas disciplinas de seu interesse e as condições de matrícula.  

Os documentos necessários e o passo a passo para encaminhar a solicitação de adesão estão disponíveis no site da Prograd (neste link). Mais informações sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica na UNIR podem ser solicitadas através do e-mail programas.prograd@unir.br. 

Já os alunos de outras IFES interessados em cursar até dois semestres na UNIR deverão verificar junto ao setor de mobilidade acadêmica da sua instituição os procedimentos para participar do programa. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.